Aewww

1864 palavras 8 páginas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS, MULTICULTURALISMO E ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Couto, Regina Célia do – UFU
GT: Formação de Professores/ nº 8
Agência Financiadora: FAPEMIG

As discussões em torno das questões multiculturais têm ocupado lugar de destaque no contexto da sociedade contemporânea. A sociedade está em crise, fragmentada... E com ela, o sujeito. Nesse contexto de incertezas e desafios surge o multiculturalismo que busca respostas plurais para incorporar a diversidade cultural e o desafio a preconceitos, nos diversos campos da vida social, incluindo a educação. Procura pensar caminhos que possam construir uma ciência mais aberta a vozes de grupos culturais e étnicos plurais (Canen: 2002, 178).

Nesse sentido, nossa proposta é pensar a questão da formação de professores/as de História em forma de discussão, revelando algumas formulações preliminares do processo de pesquisa em curso na Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Nosso objeto de pesquisa trata-se da perspectiva multicultural na formação de professores de História da UFU e da UFMG.
A questão central que nos acompanha é: Os/as professores/as formadores/as dos cursos de História formam para uma perspectiva multicultural?
A pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo de formação de professores de História: quais desafios, quais possibilidades. Especificamente, analisamos a Proposta de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em cursos de Nível Superior, as Diretrizes Curriculares dos cursos de História, Parâmetros curriculares de História para o ensino fundamental e médio. Também estamos analisando as práticas pedagógicas dos professores que atuam como formadores de professores de História na UFU e UFMG.
Assim, temos investigado os documentos oficiais e a construção da prática pedagógica dos professores/as que formam professores/as nos cursos de História, partindo do pressuposto de que alguns saberes são necessários para

Relacionados

  • algum aewww
    485 palavras | 2 páginas
  • CONVERSA SOBRE TRABALHO
    1028 palavras | 5 páginas