Brasil, sede da copa do mundo 2014: bom negócio ou não?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil, sede da Copa do Mundo 2014: bom negócio ou não?

Dizer que sediar a Copa do Mundo de 2014, será um bom negócio ou não para o Brasil, depende muito da análise feita sobre os impactos geradospela realização deste evento, ou, do ponto-de-vista de cada pessoa. Porém, destacando pontos positivos e negativos gerados pela preparação e realização do evento no país, torna-se mais fácil alcançaruma ideia concludente.
Não podemos negar que durante os preparativos e no período de realização da Copa a economia do Brasil estará aquecida. Haverá consumo de produtos e serviços bem superior anormalidade principalmente nas cidades-sede. Merece destaque também, a contratação de empresas com produtos e mão-de-obra especializada para a construção da infra-estrutura necessária ao evento.
Com avinda de celebridades não só do mundo do futebol, mas também apreciadores dos jogos das seleções e outros turistas, deve haver estoque de produtos disponível pelas indústrias para abastecer o comércio,bem como, deve existir planejamento das cidades para receber este público sem causar desordem. Gastos com publicidade, deslocamento de autoridades policiais, contratação de empresas que farão alimpeza diária nos locais de intensa circulação de pessoas, disponibilização de profissionais da área da saúde, ambulâncias, exigirá altos investimentos oriundos dos cofres públicos. Investimentos que,para a realidade brasileira, precisariam de finalidades muito mais importantes, como por exemplo, nas áreas da educação, da saúde, da economia local, da tecnologia, sistema de transporte coletivo,infra-estrutura rodoviária.
Os investimentos previstos para a Copa serão realizados levando em consideração padrões mundiais, exigências da população estrangeira, sendo que isto talvez não seja útil para amaioria da população brasileira. Será sim, uma forma de divulgar os atrativos disponíveis no país, mas provavelmente o investimento será muito superior ao retorno que teremos. Pode-se avaliar ainda...
tracking img