Brasil na economia internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UEA – Universidade do Estado do Amazonas
Polo Coari
Curso: Ciências Econômicas – SPM
Disciplina: Introdução à Economia

Aluno: Maria Francisca Pereira dos Reis

Relatório Mesa Redonda
Tema1:Brasil na Economia Internacional
Tema2: É Possível erradicar a pobreza no Brasil?

Coari-Am
2010

1º tema: Brasil na Economia Internacional

O Brasil possui atualmente uma economia forte esólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento deexpansão.
A taxa de crescimento econômico do Brasil tem sido positiva durante os últimos anos, o engajamento do Brasil na economia mundial desempenhou um papel em grande parte positivo, mesmo que secundário,neste recente progresso econômico. O Brasil também desempenha um papel de liderança na integração regional com seus vizinhos do Mercosul.
O crescimento da produção na China e na Índia afeta o Brasilpor meios de mudanças nos preços globais em virtude do aumento da produtividade em seus setores industriais. Como por exemplo, se nossos preços estão mais baratos é obvio que os demais países vãoquerer comprar nossos produtos e com isso aumentam os seus pedidos a produtos brasileiros, e isso faz com que nossas exportações aumentem e nossas importações diminuam. Em vista disso o Brasil veminvestindo em novas tecnologias e tornando-se mais competitivo e ganhando mercado.
No entanto, na medida em que o Brasil consiga estabelecer uma politica pública de incentivo a conquista de mercado, comestratégias especifica, a influência brasileira no mercado pode se consolidar em contribuir para o crescimento do saldo positivo da balança comercial.

2º Tema: É Possível Erradicar a Pobreza noBrasil

A pobreza é um dos maiores problemas sociais que existe, não só em um país isolado e sim em todo o planeta. A pobreza acentuada pode gerar outros sérios fatores como: violência, desemprego,...
tracking img