Terceirizar ou primarizar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

BRUNO ALVES RODRIGUES LIMA

A TOMADA DE DECISÃO DE TERCEIRIZAR OU PRIMARIZAR

A COLHEITA FLORESTAL

ALAGOINHAS - BA

2011

BRUNO ALVES RODRIGUES LIMA

A TOMADA DE DECISÃO DE TERCEIRIZAR OU PRIMARIZAR

A COLHEITA FLORESTAL

Projeto de pesquisa apresentado com o objetivo de aprovação em disciplina à UniversidadeCruzeiro do Sul, no curso de Técnicas de Pesquisa Científica Aplicada aos Negócios, sob orientação da Prof.(a) Maria Cristina Mendonça Siqueira.

ALAGOINHAS - BA

2011

RESUMO

A crise do capitalismo assim como as reações, tem acarretado profundas mudanças no mundo do trabalho, como o desemprego estrutural; isso porque se necessita cada vez menos de trabalho estável e cada vez mais detrabalho terceirizado. Portando o objetivo dessa pesquisa é descrever as vantagens e desvantagens em terceirizar ou primarizar ajudando as empresas na tomada de decisão.

ABSTRACT

The crisis of capitalism as well as the reactions, has caused profound changes in the workplace, such as structural unemployment because it is needed instead of ca-less stable work and increasingly outsource work.Porting the purpose of this study is to describe the advantages and disadvantages of outsourcing or insourcing helping businesses in making Description.

sumário

RESUMO 3
ABSTRACT 4
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 TEMA 6
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 7
1.3 JUSTIFICATIVA 7
1.4 REVISÃO DA LITERATURA 8
1.5 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 9
1.6 DETERMINAÇÃO DE OBJETIVO 10
1.7 enunciado das hipóteses 10
1.7.1 HIPÓTESEGERAL 10
1.7.2 HIPÓTESES ESPECÍFICAS 11
1.8 Benchmarking 12
1.9 CONCLUSÃO 13
1.10 REFERÊNCIA 14

INTRODUÇÃO

A terceirização surgiu para atender a demanda crescente das empresas, que têm buscado cada vez mais focalizar recursos em sua atividade-fim (core business).

A atividade cresceu e se estruturou na última década devido à crise no qual o capital sesubmeteu, como suas reações, tem acarretado profundas mutações no mundo do trabalho, como o enorme desemprego estrutural, que descarta e torna supérflua uma grande parcela da força humana global que trabalha; isso porque se necessita cada vez menos do trabalho estável e cada vez mais do trabalho part-time e terceirizado (ANTUNES, 1999).
A terceirização (outsourcing, em inglês) é um direcionamentodefinitivo do mercado, aplicado tanto em épocas de expansão quanto em situações de redução de custos, pois em ambos os casos há sempre uma busca de soluções flexíveis que não representem comprometimento definitivo com custos de estrutura.

1 TEMA

Essa pesquisa trata da tomada de decisão de terceirizar ou primarizar a colheita florestal em uma empresa de fabricação de celulose. A idéiabásica de tal discurso é que a escassez de recursos, associada ao aumento da competição, exige a adoção de medidas racionalizadoras, que garantam resultados melhores e, consequentemente, a sobrevivência da organização. Festejada como uma das grandes ferramentas para fazer frente aos desafios da competição, a terceirização foi largamente usada como sinônimo de maior agilidade no processoprodutivo, uma vez que empresas especializadas passaram a desempenhar parte do que estava sob execução da contratante, esta tem espaço para desenvolver competência em atividades de maior valor agregado, tornando suas atividades teoricamente mais lucrativas pelo desenvolvimento de competências centrais em seus negócios.
No setor florestal a terceirização começou no momento de incentivos fiscais(70-80's), que visa redução de custos e enfraquecimento das forças sindicais.
A definição de atividades é particularmente complexa em indústrias de base florestal:
Sob o ponto de vista das actividades de final de produtos florestais pode ser entendido como parte do processo ou do "meio". Por outro lado, são actividades predominantes para confecção do produto final e, desta forma, considerado...
tracking img