Brasil colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A colonização do Brasil está ligada a expansão do comercio europeu e se deu objetivando bens materiais e principalmente lucro.
Foi afinal um achamento ou um descobrimento? Bom este é um detalhe aoqual não vamos nos prender, o fato é que em 22 de abril de 1500 os colonizadores portugueses aportaram nas terras brasileiras quando Pedro Álvares Cabral errou o caminho das Índias, dando assim origemao termo descobrimento do Brasil. Termo equívoco ensinado por muito tempo nas escolas, pois na verdade o Brasil foi descoberto do ponto de vista do colonizador, mas para a visão do colonizado, oBrasil foi invadido e explorado. A princípio a relação entre Índios e Portugueses era de troca e mais tarde passou a ser de inimizade os índios davam aos portugueses o que eles pediam e os portuguesesfaziam o mesmo, os índios não pediam coisas de valor monetário, só coisas corriqueiras que lhes eram novidades até então como espelhos, apitos, etc. Nos primeiros anos após a chegada dos portugueses noBrasil como nenhuma riqueza foi encontrada além do pau-brasil, o interesse voltou para a catequese e ao mesmo tempo com intuito de frear a contra reforma cristã. Quando os portugueses começam a exploraro pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo em troca do seu trabalho, quando os índios não quiseram mais trabalhar usaram de violência, milhares de tribosforam dizimadas e junto com eles sua cultura, valores, mitos etc. Esta época também marcada por ataques estrangeiros (ingleses, franceses e holandeses à costa brasileira. Depois de 1530 os portuguesescomeçam a fixar-se no Brasil e dão inicio a produção de cana de açúcar e gradualmente a mão de obra indígena é substituída pela negra por ser mais fácil a dominação.

O Segundo Reinado iniciou-secom a declaração de maioridade de Dom Pedro II, realizada no dia 23 de julho de 1840. Na época, o jovem imperador tinha apenas quinze anos de idade e só conseguiu ocupar o posto máximo do poder...
tracking img