O assistente social em rh: sua contribuição enquanto gestor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE

O ASSISTENTE SOCIAL EM RH: SUA CONTRIBUIÇÃO ENQUANTO GESTOR

Por: Grazielle Lenar Benedito de Frias

Orientador
Prof. Carlos Alberto Cereja de Barros

Rio de Janeiro
2007

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE

O ASSISENTE SOCIAL EM RH: SUA CONTRIBUIÇÃOENQUANTO GESTOR

Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão de Recursos Humanos.
Por: Grazielle Lenar Benedito de Frias

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer, em primeiro lugar, a Deus, por ter me dotado de toda força ecoragem no decorrer de mais esta jornada.

Agradeço também aos meus amados pais Gelson e Solange, meu irmão Eduardo e a todos os meus amigos e parentes por compreenderem a minha ausência ao longo desta caminhada e por sempre acreditarem em mim.

Ao meu orientador, Carlos Alberto Cereja de Barros, por me direcionar nestetrabalho.

E principalmente ao meu esposo Fabiano, pela paciência, pelo incentivo, pela força e pelo carinho.

DEDICATÓRIA

Este trabalho, como não poderia deixar de ser, é totalmente dedicado ao meu esposo. Agradeço por todo amor e dedicação.

EPÍGRAFE

"É melhor tentar e falhar, quepreocupar-se e ver a vida passar; é melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder.
Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver”...
Martin Luther King

RESUMO

No presente trabalho,iremos abordar o desenvolvimento da área de Recursos humanos e a atuação do Assistente Social neste setor.

Temos como objetivo possibilitar a análise do papel desempenhado pelo Serviço Social na empresa. Assim como a ampliação de seu espaço ocupacional na atualidade devido à valorização do ser humano no atual conxtexto das organizações e as suas relações sociais dentro das mesmas.As organizações empresariais adeptas do processo de globalização, tendo em vista a competitividade do mercado, têm visualizado uma nova gestão de investimento funcional materializando-se em programas de desenvolvimento e capacitação profissional, objetivando resultados positivos quanto à produtividade.

Logo, o Serviço Social, que antes desenvolvia atividades ainda com característicasassistencialistas e paternalistas, passa atuar nas empresas delineando seu saber técnico e ideopolítico, concebendo-se como agente de melhoria contínua implementando e executando políticas de treinamento e desenvolvimento profissional, contribuindo para a qualidade de vida do trabalhador.

Neste prisma, a relevância deste estudo está pautada na contribuição para a ampliação doconhecimento acerca do trabalho do Serviço Social no campo empresarial.

METODOLOGIA

O método utilizado foi o dedutivo, com uma abordagem descritiva indicando uma pesquisa de natureza qualitativa.

Para Minayo (2003, p.21) A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado.O levantamento dos dados foi feito por meio de uma pesquisa bibliográfica, que teve como suportes teóricos sites especializados em RH; teses relacionadas ao tema e livros direcionados ao objeto de estudo.

E a análise dos mesmos foi realizada através do método de análise de conteúdo. O grande volume de material produzido pelos meios de comunicação de massa e a criação de técnicas...
tracking img