Brasil colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Capitanias Hereditárias e os Governos Gerais
A criação das Capitanias Hereditárias no Brasil serviu para um melhor sistema de exploração pelos portugueses na América após a criação do tratado deTordesilhas. O sistema já havia sido implantado com sucesso nas ilhas Atlânticas, Madeira e Açores. Na América portuguesa, primeiro as terras divididas em lotes gigantescos e depois concedidas aaltos funcionários da Corte, chefes militares e membros da alta nobreza interessados em administrá-las. Esses administradores foram chamados de capitães donatários.
Podemos exemplificar através do mapaabaixo, a divisão das terras brasileiras:



A experiência com a implantação das capitanias, no entanto, não surtiu os efeitos esperados. Apenas Pernambuco e São Vicente foram bem-sucedidas.Entre os diversos motivos para a falta de êxito de tal divisão em terras brasileiras podemos citar: a escassez de capital necessário, a incapacidade de alguns donatários de atrair novos colonos e ahostilidade de certos grupos indígenas.
O Governo Geral
Como as capitanias não haviam cumprido o papel que a Coroa portuguesa desejava, voltava-se ao problema inicial: a necessidade de ocupar e defendera terra e fazê-la dar lucro. Com esse objetivo, a Coroa criou, em 1548, o cargo de governador-geral. Era uma espécie de representante de rei na colônia, colocado acima dos donatários, e sua açãoestava regulamentada por um regimento. A sede do Governo-Geral foi estabelecida em 1549 na capitania da Bahia, comprada aos donatários.
O governador-geral era auxiliado por um provedor-mor, responsávelpelas finanças e pela cobrança dos impostos; por um capitão-mor, encarregado da defesa do território contra tentativas de invasão; e por um ouvidor-mor, cuja contribuição consistia em aplicar ajustiça.
Com a instituição do Governo-Geral, a administração colonial acabou ficando centralizada, em prejuízo do poder quase sem limites dos donatários.

Capitanias: um presente de el-rei
Conheça...
tracking img