Bramante e botticelli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DONATO BRAMANTE (1444- 1514) SANDRO BOTTICELLI (1445- 1510)

Contexto histórico : Renascença Italiana. Inspirados pelo Humanismo, voltavam-se para as tradições Antiguidade grecoromana. Período de grandes mudanças e conquistas culturais que ocorreram na Europa, entre os séculos XIV e XVI. marca a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Momento de grandes realizações culturais, doaparecimento de nomes como: Petrarca, Baldassare Castiglione e Maquiavel na literatura; Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo, Rafael mestres nas artes plásticas. Um período de grandes realizações arquitetônicas com destaque para alguns arquitetos: Alberti, Brunelleschi, Bramante e Palladio.

oConsiderava-se não um homem de fé, mas de crenças, pois jamais se consignou a uma religião, emboraadotasse delas as crenças mais díspares. oNo começo sofrera e errara por diversos caminhos, porém, aos poucos, amadureceu seu trabalho, tornou-se reconhecido. oFoi Andrea Mantegna, o seu professor, quem o levou a conhecer a arte clássica. o Alcançou a fama através do seu trabalho sobre geometria de desenho de perspectiva. oSua obra exerce notável influência sobre a obra de Michelangelo ou mesmode Rafael. oEmbora não pudesse escrever, tinha uma memória prodigiosa, e falava com desenvoltura e eloquência. oAinda em vida a liderança na arquitetura difundiu-se de Florença a Roma.
“A lógica do raciocínio arquitetônico tem como imediato efeito a energia convincente da construção, em vez de luxuriante decoração, embevecedora apenas dos olhos superficiais”. (Donato Bramante)

o Arquiteto epintor italiano, Donato Bramante nasceu em 1444, na região de Urbino, e morreu em 11 de março de1514, em Roma. o Estudou pinturas na Academia das Belas Artes na sua juventude. Posteriormente trabalhou em Milão (1477-1499). o Seus trabalhos no inicio do seculo XVI já estava por boa parte da europa: Itália, Espanha, França e Alemanha. oPiero della Francesca e Leon Battista Alberti, o grande te óricodo renascimento italiano, que foram a principal influência na primeira fase d a sua carreira.

Tempietto de San Pietro in Montorio

Santa Maria Della Pace

Patio do Belvedere do Vaticano

Nova Basílica de São Pedro

Coro de Santa Maria Del Popolo

O Tempietto de San Pietro in Montorio (1502)

Planta do Tempietto

Fachada do Tempietto

Santa Maria Della Pace (1500)Fachada

Interior da Maria Della Pace

Projeto da Maria Della Pace

Patio do Belvedere do Vaticano (1505-1511) - Cortile Del Belvedere -

Vista aérea, face norte

Pátio do Belvedere, perspectivas das salas de Rafael

Pátio do Belvedere, perspectiva aérea, face oeste

Pátio do Belvedere e estruturas adjacentes

Pátio do Belvedere, reconstituiçao

Nova Basílica de São Pedro Projetos da Basílica de São Pedro

Projeto para a Basílica de São Pedro, cúpula, planta e corte (1506)

Medalha de Caradosso, projeto para a Basílica de São Pero

Basílica de São Pedro, interior visto do oeste

Coro de Santa Maria Del Popolo (1508)

Dell Popolo

Santa Maria Dell Popolo

 Nasceu e faleceu em Florença, Itália (1º de março de 1445


   

- 17 de maiode 1510); Seu verdadeiro nome é Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi. Ocupação principal e notória na Pintura; Movimento estético: Renascimento; Seu talento excepcional de transpor para a linguagem formal as concepções de seus clientes tornou-o um dos pintores mais disputados de seu tempo; Sua reputação, alvo de um curto reavivar de interesse no século XVI, logo esvaiu-se, e somente com oreaparecimento de uma crescente curiosidade pelo Renascimento, registrada no século XIX, e, em particular, pela interpretação filosófica de suas obras, é que sua arte volta a adquirir o êxito e a fama que mantém até hoje.

Provável autorretrato

 Filho de um curtidor de peles;  Sua alcunha de Botticelli veio do irmão mais velho, Giovanni, por causa da

gordura;  Viveu no popular bairro de...
tracking img