Braistroming

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Embora exista uma diversidade de tipos de negócios ou investimentos, os parâmetros envolvidos em sua análise sãos os mesmos. A seguir, alguns parâmetros:

Investimento Fixo

O investimento fixo de um negócio inclui a soma das despesas necessárias para a colocação deste negócio em funcionamento. Inclui: terrenos, instalações e maquinaria, ou seja, todas as despesas depreciáveis e amortizáveispermitidas pelo Fisco.

É na determinação do investimento fixo onde geralmente se cometem os maiores erros de avaliação, normalmente subestimando-se os valores ou deixando-se de incluir itens necessários. Como o investimento é um dos parâmetros que mais influenciam uma análise de negócio, devermos Ter muito cuidado com sua determinação.

Capital de Giro

Como já visto, mas é bom relembrar,representa o conjunto de despesas necessárias para colocar e manter o negócio em funcionamento, sendo principalmente caracterizado por sua integral recuperação ao fim da vida econômica do negócio. Inclui os seguintes ítens:

 Estoques: matéria-prima, produtos intermediários, produtos em processamento, materiais de manutenção e mercadorias destinadas á venda.
 Crédito de clientes: reservapara financiar compras de clientes.
 Caixa mínima – para financiar as despesas decorrentes. Os itens a seguir são incluídos no capital de giro, mas seu efeito é contrário aos anteriores, diminuindo o valor do capital de giro necessário:
 créditos de fornecedores;
 retenção legal de impostos a pagar.

O capital de giro é mais importante nos negócios comerciais, sendo geralmente muito superiorem valor ao investimento fixo. Nos projetos industriais ocorre o inverso, o investimento fixo é muito superior ao capital de giro.

Custos Operacionais

São as despesas incorridas em decorrência direta do funcionamento (operação) do negócio.
Para efeito de análise classificam-se os custos operacionais em duas categorias: Custos Fixos e Variáveis (Como visto no módulo de gestão empresarial).Receita

São os benefícios proporcionados com a consecução do negócio. Pode ser gerada pela venda dos produtos (receitas diretas) ou por economia ou redução de custos de um negócio (receita indireta), conforme o tipo de projeto. A receita direta proporcionada por um negócio é o resultado obtido pela quantidade de produto colocada no mercado pelo preço pago pelo mercado. Um dos erros maiscomuns ocorridos no cálculo da receita é considerar a capacidade de produção do projeto e não a possibilidade de colocação no mercado.

Mercado

Entende-se como mercado de um negócio a demanda dos produtos a serem fabricados. O conhecimento do mercado em um negócio é um dos fatores mais importantes em uma análise, pois o mercado não só determina os benefícios do projeto, mas inclusive serve paradeterminar o dimensionamento do negócio.

Existem vários métodos de determinação do mercado:

 Pesquisa direta junto aos possíveis consumidores. É a mais confiável e a mais dispendiosa e de difícil execução.
 Projeções de séries históricas de consumo. Estimar os valores futuros baseados nos consumos passados, através de técnicas estatísticas de regressão e correlação. Esse método consideraque o comportamento dos consumidores seguirá o do passado.
 Correlação com outras variáveis de comportamento conhecido. Por exemplo, a correlação entre o consumo de roupas e o crescimento do PIB.

Preços dos Produtos/Serviços

Esses deverão ser os preço praticados pelo mercado, no caso de produtos existentes, ou determinados em função da rentabilidade desejada para o projeto no caso deprodutos novos.

Dimensionamento do Projeto

O dimensionamento de um projeto é feito levando em conta o mercado futuro do produto. Em projetos industriais geralmente esse dimensionamento é feito em função do mercado futuro de três a cinco anos do início da previsão da operação.

Fator de Operação

Em um projeto industrial, o fator de operação define a capacidade de operação normal do projeto,...
tracking img