Queimaduras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição
Queimaduras são lesões da pele, provocados pelo calor, radiação produtos químicos ou vertos animais e vegetais, que causam dores fortes e podem levar ainfecções.
Conceito e Informações
O fogo é o principal agente das queimaduras, embora as produzidas pela eletricidade sejam, de todas as mais mutilantes,resultando com frequência na perda funcional e mesmo anatômica de segmentos do corpo, principalmente dos membros.
De um modo geral, para cada 100 doentes queimados, trêsmorrem em decorrência das queimaduras. A dor na queimadura é resultante do contato dos filetes nervosos com o ar. Para aliviar a dor da queimadura, pode-se cobrir olocal com vaselina esterilizada. Contudo, via de regra, não se cobre queimadura, principalmente se ocorrer no rosto, nas mãos e nos órgãos genitais, para evitaraderências. Há experiências hospitalares bem sucedidas, no Brasil, de cobrir a queimadura com tiras ou mantas de pele de rã , embebida com solução antibiótica.
Asmanifestações locais mais importante nas queimaduras são :
não eliminação de toxinas (não há suor)
formação de substâncias tóxicas
dor intensa que pode levar aochoque
perda de líquidos corporais
destruição de tecidos e infecção
Entretanto, a consequência mais grave das queimaduras é a porcentagem da área do corpo atingida.Quando esta é menos de 15%, diz-se que o acidentado é, simplesmente, portador de queimaduras. Entretanto, quando a porcentagem da pele queimada ultrapassa os 15% ,pode-se considerá-lo como grande queimado. Ao atingir mais de 40% da superfície do corpo, pode provocar a morte. Acima de 70% as chancer de sobreviver são mínimas !
tracking img