Atps clp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLP
1 Qual a diferença entre um processo discreto e um processo contínuo?
Processo discreto e o processo que as variáveis assumem valores zero ou um, ou seja, valores digitais como comandos de on/off. E no processo continuo os valores são variáveis normalmente utilizados na faixa de 4 a 20 mile amperes, muito utilizados em controles de vazão, temperatura, nível, corrente elétrica, pressão,velocidade, etc.
2 Vale a pena instalar CLPs em produtos de consumo como máquinas de lavar, geladeiras, etc? Qual seria a alternativa?
Sim vale a pena, atualmente à maioria dos eletrodomésticos possuem CLP’s exemplos das interfaces homem maquina dos fornos micro-ondas maquinas de lavar, alguns tipos de geladeiras fogões, aparelhos de ar condicionados.
Na impossibilidade de instalação de um CLP emeletrodomésticos a alternativa seria instalar um painel elétrico com vários disjuntores, botões, e ligações elétricas, o que aumentaria os custos de produção de manutenção e também aumento de peso e preço final dos produtos.



Passo 2 (Equipe)

Pesquisar os tipos de interface de comunicação de dados disponíveis em CLPs do mercado e descreva as principais características de cada uma delas.Salvem o material em meio digital e procure responder à questão:

Definição
Interfaces de comunicação são padrões lógicos e físicos em relação a como são ligados e transmitidos os sinais entre equipamentos e meios de comunicação. Fisicamente constituem de conectores que têm uma pinagem toda específica onde são transmitidas as informações e também são emitidos dados de controle, tais como iníciode uma transmissão, finalização, confirmação de recebimento, etc. O tipo de interface geralmente está vinculado à velocidade da rede de comunicação.

Devicenet

A tecnologia DeviceNet é um padrão aberto de automação com objetivo de transportar 2 tipos principais de informação:
•dados cíclicos de sensores e atuadores, diretamente relacionados ao controle e,
•dados acíclicos indiretamenterelacionados ao controle, como configuração e diagnóstico.

Os dados cíclicos representam informações trocadas periodicamente entre o equipamento de campo e o controlador. Por outro lado, os acíclicos são informações trocadas eventualmente durante configuração ou diagnóstico do equipamento de campo.

A camada física e de acesso da rede DeviceNet é baseada na tecnologia CAN (Controller AreaNetwork) e as camadas superiores no protocolo CIP, que define uma arquitetura baseada em objetos e conexões entre eles.

O CAN originalmente foi desenvolvido pela BOSCH para o mercado de automóvel Europeu para substituir os caros chicotes de cabo por um cabo em rede de baixo custo em automóveis. Como resultado, o CAN tem resposta rápida e confiabilidade alta para aplicações principalmente nas áreasautomobilística.

Uma rede DeviceNet pode conter até 64 dispositivos onde cada disposito ocupa um nó na rede, endereçados de 0 a 63. Qualquer um destes pode ser utilizado. Não há qualquer restrição, embora se deva evitar o 63, pois este costuma ser utilizado para fins de comissionamento.


Can

As redes CAN (Controller Area Network), as quais são um tipo de NCS (Network Controller System),consistem em redes que abrangem um espaço geográfico de uma Personal Area Network às LAN (Local Area Network) dependendo do propósito a ser utilizado. Pelo fato das CANs basearem-se na aplicação de sistemas real-time (sistemas em que as informações são transmitidas em tempo real) é necessário um controle rígido de erros e garantia de recebimento de mensagens.

As CANs baseam-se no conceito douso de mensagens geradas por broadcast contendo um dispositivo central controlador de mensagens.

É também um padrão de barramento que possibilita a comunicação de microcontroladores e dispositivos entre si sem a necessidade de um computador host.

Baseada nesses 4 pilares as CANs trabalham com uma topologia da rede física em estrela e lógica em barramento, enviando suas mensagens em...
tracking img