Psicossomatica e acupuntura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicossomática na perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa: O inicio de uma nova abordagem.



Josué Silveira

Unisinos – Curso de especialização em abordagens psicossomaticas


________________________________________
RESUMO
Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica buscando salientar a visão psicossomática de ser humano na perspectiva oriental, mais especifica naMTC – Medicina tradicional chinesa. O trabalho ilustra os principais conceitos que embasam a acupuntura, considerando a sua inserção na medicina tradicional chinesa, na filosofia do yin yang e cinco elementos. Defende a idéia de uma nova abordagem onde o homem possa ser visto e cuidado na sua totalidade.
Palavras-chave: Acupuntura, Psicossomática, Yin Yang, Cinco elementos.________________________________________

ABSTRACT

This study is a literature review seeking to emphasize the psychosomatic view of human being in the Eastern perspective, more specifically in the MTC - Traditional Chinese Medicine. The work illustrates the key concepts that the acupuncture based, considering their inclusion in traditional Chinese medicine in the philosophy of yin yang and five elements. Supportsthe idea of a new approach where the man can be seen and care in its entirety.

Keywords: Acupuncture, Psychosomatic, Yin Yang, Five elements. ________________________________________


INTRODUÇÃO

O crescente aumento da demanda por alternativas terapêuticas tem sido considerável em nossa sociedade, principalmente a partir das últimas duas décadas do século passado. A busca pelaintegração corpo e mente se faz amplamente evidencia através das mais variadas fontes literárias que buscam proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem estar para o homem na sua totalidade, ou seja bio-psico-socio-economico e espiritual, visto que, conforme a OMS - Organização Mundial de Saúde, a simples ausência de sintomas e doenças, não define um estado pleno de saúde.
É evidente que proporcionarsaúde integral constitui uma tarefa bastante difícil, em virtude das inúmeras variáveis presentes que determinam uma melhor condição de vida à população, como: o acesso à informação, à educação, às boas condições de moradia e outras, que ainda fazem parte de uma utopia política na nossa sociedade.
Os avanços da ciência em todas as áreas do conhecimento são inegáveis e têm propiciado maiorexpectativa de vida humana, porém o numero de baixas em hospitais, ambulatórios, clinicas particulares, também é uma crescente. Assustadora e alarmente, esta realidade, desafia os cientistas, estudiosos e especialistas, a buscar soluções eficazes e eficientes, capazes de serem implementadas para um grande número de pessoas.
Nesse sentido, os conhecimentos oriundos da Medicina Tradicional Chinesa,dentro das mais diversas ramificações teóricas que compõem tal ciência, muito têm contribuído ao demonstrar a íntima relação existente entre mente e corpo e, na seqüência, a relação entre algumas perturbações orgânicas e os aspectos de natureza emocional, subjetiva, do indivíduo, nas assim denominadas doenças psicossomáticas, isto é, doenças que, embora apresentem sintomas físicos, têm causa noscomprometimentos mentais.
A utilização da acupuntura, técnica milenar da medicina chinesa, tem despertado grande interesse no ocidente, em virtude da sua ênfase numa visão holística e integradora do ser humano, ou seja, considerando-o parte indissociável do universo, buscando, desse modo, um modelo científico baseado na interação do homem com os fenômenos da natureza.
Desse modo, o objetivo desteartigo é introduzir os pressupostos básicos da Medicina Tradicional Chinesa e alguns dos seus recursos terapêuticos como a acupuntura, teoria yin – yang e cinco elementos, que por um profundo conhecimento filosófico, demonstra a importância da visão holística, onde o homem e a natureza se encontram interligados ao universo, contrapondo-se à excessiva mecanização e racionalidade do paradigma...
tracking img