Brahma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A história da Brahma começa com a chegada do engenheiro suíço Joseph Villiger ao Brasil, em 1879. Ele era acostumado com o sabor das cervejas européias e estava inconformado com o gosto das produzidas aqui no Brasil. Como todo Brahmeiro batalhador, Villiger resolveu produzir sua própria cerveja com sabor europeu na sua casa mesmo, no Rio de Janeiro.
O sabor da Brahma começouconquistando os amigos do suíço e não demorou muito para agradar a todos. Tanto é que em 1888, Villiger abriu uma pequena oficina batizada de Manufatura de Cerveja Brahma Villiger e Companhia. Adivinha aonde? Na época, Rua Visconde de Sapucaí 122B, e atual Marquês de Sapucaí! Com uma produção diária de 12 mil litros de cerveja, contava com 32 funcionários.
No dia 6 de setembro de 1888, Villigerregistra a marca Brahma na Junta Comercial da Capital do Império, sob o número 1.549. O primeiro rótulo apresentava o desenho de uma mulher envolta em ramos floridos de lúpulo e o endereço da manufatura.
Há três versões da criação do nome Brahma: a atração do Villiger pela cultura indiana, a admiração pelo compositor Johannes Brahms e uma homenagem ao inventor da válvula de chopp, o inglês JosephBrahma.
Hoje a Brahma pertence a AMBEV,a cerveja Brahma é a segunda marca de cerveja mais consumida no Brasil, e a quinta cerveja mais consumida em todo o mundo, pois encontra-se disponível em mais de um milhão de pontos de venda em todo o mundo.

PROPAGANDA

A Brahma é uma das empresas que tem maior sucesso no retorno das suas propagandas, nas ultimas duas décadas a Brahma tem conquistado seupublico através de propagandas criativas e de slogans que fixaram na mente do seu publico alvo. Os slogans começaram a ficar famosos em 1991 com o slogan “Brahma A Nº 1”.
As propagandas da Brahma começaram a fazer muito sucesso a partir da época da copa de 2002, onde a protagonista era uma tartaruga que jogava futebol.
A partir daí a Brahma emplacou uma sequência de propagandas de muito sucesso eaté hoje consegue manter um alto nível de sucesso em suas campanhas publicitárias.
A Brahma tem um envolvimento muito forte com três tipos de eventos: Futebol, Rodeios e Carnaval.
No futebol a Brahma está sempre presente nos campos de futebol nas placas publicitárias que ficam envolta do campo e nos “tapetes” que ficam ao lado dos gols. Além disso a marca tem estampado o backdrop (os painéis coma logo dos patrocinadores que ficam atrás dos jogadores durante as coletivas) dos clubes.
Nos Rodeios a Brahma é a grande patrocinadora dos principais rodeios realizados no país, tendo os maiores rodeios patrocinados, dentre eles os rodeios de Barretos, Jaguariúna e Americana.
No Carnaval a Brahma investe pesado em propaganda, pois a visão do publico no carnaval é muito grande. Ela investe emcomerciais televisivos, em outdoors nas principais cidades turísticas da época e também patrocina espaços nos principais sambódromos do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Inclusive o Camarote Brahma é um dos espaços mais famosos do carnaval, porque nele circulam as principais celebridades do momento e tem enorme circulação de membros da mídia.

Internet

O site www.brahma.com.br é o principalmeio de comunicação via internet da empresa com seus clientes e parceiros. O cliente pode está fazendo seu cadastro no site e recebendo por e-mail as principais mudanças e novidades da Brahma, a marca está em quase todos os lugares da internet, facebook, twitter, orkut, youtube, Flicker e etc.
No próprio site você pode está lendo sobre a Historia da Brahma e seus diferentes rótulos no decorrer dosanos, e também ficar por dentro de varias assuntos em destaque, Futebol, Samba, Carnaval e Eventos Patrocinados pela marca.


Marketing Direto
O Bar Brahma e os demais estabelecimentos do grupo utilizam a ferramenta Virtual Target nas áreas de marketing e comercial, realizando aproximadamente quatro disparos por mês para uma base de 30 mil emails, formada por frequentadores de ambos os...
tracking img