Bovinocultura de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O melhoramento genético animal do gado de corte consiste num aumento da produção e da produtividade de um animal. É possível que o melhoramento animal tenha se processado, inicialmente pela seleção natural, conseqüente de preferência do macho por determinadas fêmeas. Na continuação houve interferência do homem, com a chamada seleção artificial, com resultados eficientes eseguros.
Os primeiros trabalhos de melhoramento animal, com interferência do homem, ocorreram a partir de 1725, na Inglaterra, com Robert Bakewell, que foi o responsável pela formação e evolução das raças na espécie bovina e ovina, ao praticar cruzamentos de consangüíneos para fixação das características que julgava desejáveis para os seus rebanhos.
Os países de primeiro mundo, se beneficiam com asbiotecnologias e novos ganhos genéticos. Dentre as biotecnologias citam-se a transferência de embriões, a inseminação artificial e a sexagem de sêmen, e outros.

2. PANORAMA GERAL DO MUNDO

A taxa de crescimento do rebanho bovino mundial nos últimos cinco anos foi da ordem de 4,2%. De acordo com estudos divulgados pela FAO (Food and Agriculture Organization) em 2008, 69,7% deste rebanho estãoconcentrados em quatro países e na União Européia: na Índia, com aproximadamente 304,4 milhões de cabeças, Brasil, com o segundo maior rebanho mundial, com aproximadamente 173,8 milhões de cabeças, seguidos por China, com 104,7 milhões, EUA com 96 milhões, e União Européia, com 89 milhões de cabeças. Dentre os maiores produtores, somente o Brasil e a China aumentaram os seus rebanhos neste período.3. PANORAMA GERAL DO BRASIL

O Brasil possui o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, com cerca de 190
milhões de cabeças, sendo que sua maioria explorada para a atividade de corte. A atividade agropecuária representa cerca de 50% do PIB agropecuário do Brasil, o que mostra a grande relevância econômica e social para o país. As perdas provocadas pelos ecto e endoparasitas provocamreduções drásticas na produção de carne. O país deixa de produzir 26 milhões de arrobas de carne. Além disso, a infestação por carrapatos e bernes contribui significativamente para a perda da qualidade do couro, sendo que apenas 8% do couro produzido é comercializado como de primeira qualidade. Além dessas perdas, estima-se que o gasto anual com os produtos químicos para o combate aos parasitas, sejada ordem de R$ 800 milhões.

Principais estados produtores

Goiás
O Estado é tido como aquele que mais produz gado confinado. A boa disponibilidade de animais e de insumos para nutrição são dois aspectos favoráveis aos criadores. Goiás possui rebanho em torno de 17,26 milhões de cabeças (IBGE, 2006), 10,06% do total brasileiro e 36,34% do total entre GO, SP e MT.

Mato Grosso

Éconsiderado o segundo maior estado confinador. Reúne duas boas características, grande oferta de animais, grãos e farelos. Mato Grosso possui rebanho por volta de 19,81 milhões de cabeças (IBGE, 2006), 11,54% do total brasileiro e 41,7% do total entre GO, SP e MT. 

São Paulo

Possivelmente terceiro maior estado confinador em número de animais. Ao contrário dos outros dois estados abordadosanteriormente, São Paulo não possui boas ofertas de animais e de insumos para a nutrição animal. O Estado possui rebanho por volta de 10,43 milhões de cabeças (IBGE, 2006), o que representa 6,08% do total brasileiro e 21,96% do total entre GO, SP e MT. 

Minas Gerais
Em proporções ainda inferiores à média dos principais estados produtores,
a taxa de abate, atualmente em Minas Gerais de 9,2 %, é aindamuito reduzida, acentuando-se mais o potencial de crescimento do abate.

4. RAÇAS
4.1 Zebuínas
4.1.1 Guzerá
O Guzerá no Brasil corresponde ao kankreg da Índia. É um dos mais antigos tipos de gado Zebu, destacando-se na Índia como um dos mais numerosos rebanhos.
Características raciais:
A raça Guzerá são animais de grande porte. Sua pelagem varia de cor cinza claro ao cinza escuro, com...
tracking img