Debret

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho propõe uma releitura das obras do artista francês, Jean Baptiste Debret, que veio ao Brasil junto com a Missão Artística Francesa. Entre os anos de 1834 e 1839, quando voltou a Paris, o pintor editou o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil onde reuniu todas as aquarelas sobre os estudos realizados no Brasil. Esta obra legou um precioso documentário, pois,retrata o modo de viver da sociedade brasileira no século XIX. Sendo assim, a iconografia registrada por Debret é uma riquíssima fonte de pesquisa para historiadores e professores de história.
As novas abordagens e fontes de pesquisa ganham importância com o advento da Escola dos Annales que propunha entre outras coisas a ampliação do campo de pesquisa. A partir da Nova História, os historiadorestiveram liberdade para extrapolarem suas fontes de estudos.
Apoiado em pesquisa bibliográfica e documental, o artigo tem por finalidade destacar a importância da iconografia enquanto fonte de pesquisa e informações que auxiliam os historiadores nas produções historiográficas.
As imagens não são meras ilustrações que acompanham os textos escritos,
mas representam a organização social, osvalores morais e religiosos, os usos e costumes de determinado período e sociedade.

PASSO 2

Durante o século XIX é aceito entre a maioria dos historiadores que as telas
pintadas por Jean Baptiste Debret, trazem um retrato fiel dos costumes da sociedade brasileira do início do século XIX. Suas aquarelas devem ser analisadas como uma importante fonte histórica para os estudos do modo de ser dasociedade brasileira.
Porém como toda fonte de estudo deve ser contextualizada, criticada e relida no crivo de um olhar estritamente historiográfico, pois, representa apenas uma fração da totalidade do momento e não um retrato fiel de todo o período.
A iconografia é tomada agora como registro histórico. São registros com os
quais os historiadores e os professores de História devemestabelecer um diálogo contínuo.
Ao analisar as obras de Debret e suas explicações deve-se ressaltar o fato de que ao pintar um retrato, o artista já realizou uma seleção das cenas.
A importância do trabalho realizado por Debret para a historiografia brasileira é poder estudar a cultura e a arte da capital do império português na América. Os contemporâneos vêm utilizando a imagem como um mecanismo defacilitação da mensagem.
O passado do Brasil revela o uso intenso da iconografia para os ensinamentos eucarísticos da igreja, algo como uma espécie de recurso pedagógico para o ensino da religião católica, principalmente aos escravos que em sua maioria eram analfabetos. Nas grandes cidades do Brasil, a proposta pedagógica da igreja era de ensinar a fé, por meio de representações artísticas.Iconografia é um termo que significa a imagem registrada e a representação
por meio da imagem: a origem do termo é grega. Ele deriva da palavra eikos, que significa imagem. Realizar uma pesquisa histórica, a partir das fontes visuais e expressões artísticas, ou cenas condicionadas na mentalidade, faz com que os estudiosos redimensionem todo o objeto de sua investigação, procurando não se detersomente na realidade ali colocada de forma pré-definida pelo artista. O pesquisador tem a possibilidade de contextualizar a imagem ali imortalizada, enfocando os aspectos sociais, políticos e econômicos do momento.
Um historiador ao utilizar a iconografia como fonte de pesquisa deve atentar ao fato de que, as memórias fazem parte de qualquer construção, as pesquisas históricas buscam adesconstrução das verdades absolutas; daí uns dos grandes riscos da utilização da imagem como objeto de estudos sem analisa-las profundamente.
Olhar as imagens da sociedade brasileira dos tempos imperiais ilustradas na
obra de Debret é procurar ir além da figura, cores e modos ali registrados pelo artista francês. É enriquecer o trabalho histórico e construir uma história, onde a representação desta...
tracking img