Plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CICLO DE DEMING APLICADO NA REDUÇÃO DE PEÇAS DESCARTADAS POR RISCOS E MANCHAS

Fabiano Joseley da Silva (UNIS-MG) fabianojoseley@hotmail.com



Resumo



A alta competitividade entre as empresas hoje em dia faz com que as mesmas busquem novas ferramentas da qualidade que auxiliem na redução de custos, através de ferramentas como o método de Deming, que permite enxergarmosdesperdícios, será mostrado passo a passo como eliminar um desperdício gerado por um processo de transformação de um produto.

Palavras – chave: Melhoria continua; redução de peças refugadas por riscos e manchas.



Abstract



The high competition between the companies force that new quality tools which help at the continuous cost reduction, through tools as the Deming method, whichallows us to oversee wastes will be shown, step by step on how to avoid a waste generated on a product transformation process.



Keywords: Continuous improvement; final products scrapped due to scratches and bad painting;




1 Introdução



Hoje com a alta competição que existe no mercado globalizado, gerada pelos produtos com novas tecnologias e baixo custo beneficio, ascompanhias vêem-se na obrigação de tornar seus produtos a cada dia melhores. A forma mais utilizada pelas empresas para aumentar a qualidade e reduzir custos, e identificar desperdiceis e controla-los ou elimina-los.

Este trabalho abordará a redução de peças refugadas por riscos e manchas, com o auxilio do ciclo PDCA, que é uma ferramenta ótima e pode ser aplicada na melhoria contínua dequalquer tipo de organização e até mesmo na vida pessoal de um determinado individuo.

A pesquisa ação deste artigo, esta relacionado com a redução de peças refugadas por riscos e manchas.







2 Referencial Teórico



2.1 Histórico do Ciclo de Deming (PDCA)



O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart, Ciclo da Qualidade ou Ciclo de Deming, é uma metodologiaque tem como função básica o auxílio no diagnóstico, análise e prognóstico de problemas organizacionais, sendo extremamente útil para a solução de problemas. Poucos instrumentos se mostram tão efetivos para a busca do aperfeiçoamento quanto este método de melhoria contínua, tendo em vista que ele conduz a ações sistemáticas que melhoram a obtenção de melhores resultados com a finalidade de garantira sobrevivência e o crescimento das organizações (QUINQUIOLO, 2002).

A metodologia foi desenvolvida por Walter A. Shewhart na década de 30 e consagrada por Willian Edwards Deming a partir da década de 50, onde foi empregado com sucesso nas empresas japonesas para o aumento da qualidade de seus processos (WALTON, 1988). O Ciclo PDCA tem como objetivo exercer o controle dos processos,podendo ser usado de forma contínua para seu gerenciamento em uma organização, por meio do estabelecimento de uma diretriz de controle (planejamento da qualidade), do monitoramento do nível de controle a partir de padrões e da manutenção da diretriz atualizada, resguardando as necessidades do público alvo (TACHIZAWA, SACAICO, 1997).




2.2 Sistema Toyota de Produção



Segundo Ghinato(2000) é uma filosofia de gerenciamento que procura aperfeiçoar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização. É enxuto porque é a forma de se fazer cada vezmais, com cada vez menos na busca de eliminação de desperdícios, isto é, atividades que não agregam valor ao cliente.




2.3 Controle da Qualidade



Segundo Campos (2004), um produto ou serviço de Qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

De acordo com Campos (2004), o...
tracking img