Boniteza de um sonho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BONITEZA DE UM SONHO

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA

GADOTTI, Moacir.
Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido/Moacir Gadotti. – São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. – (Educação Cidadã; 2).

ALGUNS DADOS DO AUTOR.

Moacir Gadotti é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(USP) desde 1991 e o atual diretor do InstitutoPaulo Freire em São Paulo.

RESUMO

Gadotti ao escrever esse livro fala sobre a boniteza, de sonho, de educar com sentido, te convida a ter esperança. Ele vem falar dos educadores, daqueles que não perdem a capacidade de sonhar e que não se desistem de buscar caminhos para fazer “vir à tona” o potencial de cada aluno.
Ele vem nos mostrar que professores são extremamente necessários, poisconstroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade, e assim, buscam juntos: um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos, nessa visão, não se pode imaginar um futuro sem educadores. Mas não dos velhos educadores que somente se importavam em passar o conteúdo, esses estão desaparecendo, o educador imprescindível para o mundo é o que é capaz de criar conhecimento, e nãosomente se limita a reproduzir conhecimento e cultura desenvolvida por outros.
Infelizmente muitos professores foram educados a serem meramente executor de currículos, porém hoje o domínio dos conteúdos de um saber é considerado tão importante quanto as atitudes, e ao se deparar com essa nova visão, muitos professores tendem a desistir sem nem ao menos tentar, e é nessa forma de agir quedescobrimos o maior desafio desta profissão, é comum se ouvir de todos que é necessário mudança na forma de educar, porém ninguém se esforça a pensar de que forma, a maioria quer uma resposta já pronta, uma diretriz criada sem erros no caminho, porém o mundo está em constante mudança e o ensino necessita mudar.
Mas essa mudança não é capaz de vir do topo, o sistema não muda sozinho. É necessário que oprofessor inicie essa mudança a partir de uma nova concepção do seu papel. Nesse sentido o professor deveria se perguntar: “o que é mais importante: técnicas ou atitudes?” Deveria antes de se perguntar “o que deve saber para ensinar”, ser capaz de se perguntar “por que ensinar e como deve ser para ensinar”.
O professor deve conseguir “seduzir” os alunos, de forma a encanta-los pela beleza e nãopela técnica de manipulação, porém é preciso que haja motivação e ela deve vir de dentro do próprio aluno e não da propaganda feita pelo professor. É preciso mostrar para seus alunos que no aprendizado, gostar é mais importante do que criar hábitos de estudo, que “aprender é gostoso, mas exige esforço”, como dizia Paulo Freire, porém é necessário entender que é difícil para o aluno perceber e arelação entre o que ele está aprendendo e o que isso tem a ver com a sua vida, e quando ele não consegue encontrar uma ligação entre essas duas coisas, ele não verá sentido de aprender e resistirá ao que está sendo ensinado, mas isso não quer dizer que ele é desprovido de inteligência, muitas vezes essa resistência quer dizer que o aluno é muito inteligente.
O aluno geralmente quer aprender, porémnão o que é ensinado e da forma como é ensinado, e assim professores e escolas encontram-se defrontados com uma nova tarefa: com fazer da escola um lugar mais atraente para os alunos e fornecer-lhes uma visão de compreensão verdadeira da sociedade? E como não muitas vezes não conseguem achar a resposta, os alunos ficam desencantados, dificultando a prática docente.
É comum algumas vezes ouvirmosprofessores falarem: “Não vejo sentido nisso e nem importância para o aluno, mas como está no currículo, irei dar.” Se os próprios professores não vem sentido no que ensinam, muitos alunos também não veem sentido no que estão aprendendo.
Enfim, Gadotti vem nos mostrar que o novo professor deve ser um aprendiz permanente, ele deve ser capaz de despertar o desejo de aprender para que o aluno...
tracking img