Bombas e compressores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de compressores de ar comprimido

Compressor de Pistões
O compressor de pistões é um dos mais antigos modelos de compressores, mas continua a ser o mais versátil e ainda é um compressor muito eficiente. O compressor de pistões desloca um pistão no interior de um cilindro através de uma biela e uma cambota. Se apenas um lado do pistão é utilizado para a compressão, é descrito como de açãosimples. Se ambos os lados do pistão, o superior e o inferior, são utilizados, é de ação dupla.
A versatilidade dos compressores de pistões virtualmente não conhece limites. Comprime tanto ar como gases, com alterações muito pequenas. O compressor de pistões é o único modelo com capacidade para comprimir ar e gases a altas pressões, tal como em aplicações de ar de respiração.
A configuração deum compressor de pistões pode ir de um único cilindro de baixa pressão/baixo volume a uma configuração de fases múltiplas com capacidade de comprimir a uma pressão muito alta. Nestes compressores, a ar é comprimido por fases, aumentando a pressão antes de passar para a fase seguinte, para comprimir o ar a uma pressão ainda mais alta.
Capacidade de compressão:

A gama de compressores de pistõesCompAir tem potências entre 0,75 kW e 420 kW (1 cv a 563 cv), produzindo pressões operacionais entre 1,5 bars e 414 bars (21 a 6004 psi).

Tipos de aplicações típicas:

Compressão de Gás (GNC, Nitrogénio, Gás Inerte, Gás de Aterro Sanitário), Alta Pressão (Ar de respiração para mergulho com garrafa, cilindros SCBA, Vigilância sísmica, Circuito de sopro de ar), engarrafamento P.E.T, Ignição demotor Industrial

Parafuso Rotativo
O compressor de parafuso é um compressor de deslocamento com pistões com a forma de parafuso; este é o tipo predominante de compressor utilizado actualmente. As peças principais do elemento de compressão de parafuso são os rotores macho e fêmea, que se deslocam na direcção um do outro enquanto o volume entre eles e a armação da caixa diminui. A relação depressão de um parafuso depende do comprimento e perfil do parafuso e da forma da porta de descarga.
O elemento de parafuso não está equipado com nenhuma válvula e não existem forças mecânicas que criem qualquer desequilíbrio. Pode, portanto, funcionar com uma alta velocidade do veio e combinar uma elevada taxa de fluxo com reduzidas dimensões exteriores.
Capacidade de compressão:

A gama deparafuso rotativo CompAir tem potências entre 4 kW e 250 kW (5 cv a 535 cv), produzindo pressões operacionais entre 5 e 13 bars (72 a 188 psi).

Tipos de aplicações típicas:
Alimentos, Bebidas, Fabrico de Cerveja, Militar, Aeroespacial, Automóvel, Industrial, Electrónica, Manufactura, Petroquímica, Médica, Hospitalar, Farmacêutica, Ar Instrumental 

Palhetas rotativas
Baseado em tecnologiatradicional comprovada, o compressor de palhetas é accionado directamente a uma velocidade muito baixa (1450 rpm), proporcionando uma fiabilidade sem rival. O rotor, a única peça em movimento contínuo, possui várias ranhuras ao longo do seu comprimento, nas quais se encaixam as palhetas que deslizam numa película de óleo.
O rotor roda dentro do estator cilíndrico. Durante a rotação, a força centrífugaprolonga as palhetas a partir das ranhuras, formando células de compressão individuais. A rotação reduz o volume das células, aumentando a pressão do ar.
O calor gerado pela compressão é controlado por injecção de óleo pressurizado.
O ar comprimido a alta pressão é libertado pela porta de saída, sendo os resíduos restantes de óleo removidos pelo separador final do óleo.
Capacidades decompressão:

A gama de compressores de palhetas CompAir tem potências entre 1,1 kW e 75 kW (1,5 cv a 100 cv), produzindo pressões operacionais entre 7 a 8 e 10 bars (101 a 145 psi).

Aplicações Comuns:
OEM, Impressão, Pneumática, Laboratórios, Odontologia, Instrumentos, Máquinas ferramentas, Embalamento, Robótica

COMPRESSORES DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO

alternativo: tem um pistão que vai e vem...
tracking img