Bombas e compressores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO

KARINA FAVORETO NASCIMENTO LAIS MALACHIAS MAYSA FORMIGONI

COMPRESSORES E BOMBAS

CAMPO MOURÃO 2012

KARINA FAVORETO NASCIMENTO LAIS MALACHIAS MAYSA FORMIGONI

COMPRESSORES

Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina Instalações em Sistemas Industriais, ministrada pela Profª Karla Silva do curso deEngenharia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMPO MOURÃO 2012

1. COMPRESSORES

1.1 DEFINIÇÃO

Compressor, do latim compressor oris, é definido como máquina alternativa ou rotativa que se usa para comprimir um fluido (HOUAISS, 2001). Os ares assim como todos os gases têm a propriedade de ocupar todo o volume de qualquer recipiente, a compresividade é uma daspropriedades que utilizamos para armazenar em um recipiente grande quantidade de ar. A utilização de ar comprimido nas indústrias é muito difundida, possui baixo custo, possui facilidades de implementação, manipulação. Certos trabalhos requerem uma quantidade de ar para realização de trabalho, para isso é necessária à utilização de equipamentos que garantam o fornecimento desse ar. Esses equipamentos sãochamados compressores (NETO, 2008). O compressor é um equipamento concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio etc.) e armazená-la em reservatórios próprios para que esta pressão possa ser utilizada para diversos trabalhos. Possui o mesmo princípio de funcionamento que as bombas e as diferenças entre eles são decorrentes das diferenças existentesnas propriedades dos líquidos (incompressíveis, mais densos) e dos gases (compressíveis menos densos). Compressores podem ser classificados como os de deslocamento positivo e os tipos dinâmicos. Os de deslocamento positivo são os compressores alternativos e rotativos, enquanto que o compressor centrífugo representa o tipo dinâmico (ROBBERTS, 2002).

1.2. Conceituação e Emprego

Compressores sãomáquinas operatrizes que transformam trabalho mecânico em energia comunicada a um gás, preponderadamente sob forma de energia de pressão que adquire, isto é, a pressurização, - o gás pode: Deslocar-se a longas distâncias em tubulações; Ser armazenado em reservatórios para ser usado quando necessário, isto é, acumular energia; Realizar trabalho mecânico, atuando sobre dispositivos, equipamentos e máquinas motrizes (motores a ar comprimido, por exemplo). Além de empregado para comprimir o ar, o compressor é aplicado a outros gases e misturas de gases, sendo de imensa importância nas instalações químicas, petroquímicas, mecânicas, na construção civil e outras mais.

1.3. Classificação Quanto ao Princípio Construtivo

Os compressores visam conseguir que a pressão da gás venha aalcançar uma pressão consideravelmente maior do que a pressão atmosférica. Compressores podem ser classificados como os de deslocamento positivo e os tipos dinâmicos. Os de deslocamento positivo são os compressores alternativos e rotativos, enquanto que o compressor centrífugo representa o tipo dinâmico (ROBBERTS, 2002).

1.3.1 Compressores de deslocamento positivo

Como

o

conceito

dedeslocamento

positivo

de

bombas

descrito

anteriormente se aplica a compressores, a elevação de pressão é conseguida através da redução do volume ocupado pelo gás. Na operação dessas máquinas podem ser identificadas diversas fases, que constituem o ciclo de funcionamento: inicialmente, uma certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmara de compressão, que então é cerrada esofre redução de volume. Finalmente, a câmara é aberta e o gás liberado para consumo. Trata-se, pois, de um processo intermitente, no qual a compressão propriamente dita é efetuada em sistema fechado, isto é, sem qualquer contato com a sucção e a descarga. No compressor do tipo de pressão, a ação característica é uma ação volumétrica ou de deslocamento. A pressão de fluido é desenvolvida...
tracking img