Bombas centrifugas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
deste trabalho de pesquisa foi definido pela profª de instrumentação e controle Ana Abrantes. Desde então nos comprometemos a elaborar este trabalho de pesquisa que foi construído com intuito de reunir informações dos sensores utilizados para controle operacional da bomba centrífuga.
São enfocados neste trabalho os equipamentos responsáveis pelo funcionamento deste controle, suas característicasoperacionais e diferença entre os tipos de sensores.

BOMBAS CENTRÍFUGAS
Ensaios básicos da Estação de Simulação- bombas centrífugas
Um sistema de carga desta estação é composto por uma bomba centrífuga de 1", com capacidade de vazão de 1 metro cúbico por hora, sendo acionada por motor de 1,5 CV, que movimenta água entre dois tanques de 100 litros cada um, construídos em acrílicotransparente, um superior e outro inferior com diferença de altura de 2 metros. Os dois tanques têm graduações de 5 em 5 litros serigrafadas nas paredes externas.
Entre os tanques é instalado um duto de escoamento com uma válvula de retenção e uma válvula manual ligada em paralelo com uma válvula tipo solenóide, comandada pelo controle lógico programável (CLP) desta estação.
Na saída da bomba centrífugaé instalada uma válvula de retenção, uma válvula proporcional de estrangulamento comandada pneumaticamente através de posicionadores, transmissor de pressão diferencial com indicação local de pressão em Kgf/cm, transmissor de pressão diferencial para a indicação de vazão em metros cúbicos, manômetro e rotâmetro
No reservatório superior é instalado um transmissor de pressão diferencial para amedição do nível com indicação local em litros.
Todos os sensores e transmissores mencionados tem seus indicativos monitorados (histórico, curvas e valores instantâneos) e mostrados no supervisório da estação.
Adicionalmente, os reservatórios têm sensores de nível digitais destinados à proteção quanto ao transbordamento ou baixo nível de trabalho da bomba.
Dispositivos e complementos de uma bombacentrífuga.
-CLP:
Um Controlador lógico programável ou Controlador programável, conhecido também por suas siglas CLP é um computador especializado, baseado num microprocessador que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário (cada CLP tem seu próprio software)PB – controle PE de diversos tipos e níveis de complexidade. Geralmente as famílias de ControladoresLógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento de um determinado numero de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S).Controlador Lógico Programável Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Segundo a NEMA (National Electrical Manufacturers Association), é um aparelhoeletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas, tais como lógica, seqüenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.

-Válvulas:
A válvula é um dispositivo que tem como função primordial a regulagem de fluxos de umfluido que pode ser em forma de gases ou líquidos, como óleos, água e outros materiais. Resumidamente, as válvulas se abrem e fechar, controlando a entrada e saída de fluxos. Em diversos equipamentos existentes hoje no mercado industrial, inúmeros tipos de válvulas industriais que são empregados para o funcionamento pleno de tubulações, caldeiras e outros equipamentos. O controle de pressão tambémé outra função de suprimentos industriais como as válvulas pneumáticas, solenóides, hidráulicas e manuais, que podem também monitorar mudanças de temperatura e fluxo.
-Válvula de retenção:
As válvulas de retenção são equipamentos de proteção instaladas visando proteger as instalações hidráulicas do refluxo de água quando do paralisação das bombas. Como função secundária, são importantes...
tracking img