Bombas centrifugas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

resumo 2
1. INTRODUÇÃO 3
2. CAVITAÇÃO em BOMBA CENTRIFUGA 4
2.1 NÍVEIS DA CAVITAÇÃO 5
2.2 CONSEQUÊNCIAS DA CAVITAÇÃO 6
3 – conclusão 8
4. RECOMENDAÇÕES: 9
5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10

resumo

O fenômeno da cavitação em bombas centrifugas, começa quando ocorre a ebulição da água no interior da tubulação, quando as condições de pressão caem a valores inferiores a pressãode vaporização. No interior das bombas, no deslocamento das pás, ocorrem pressões reduzidas devidas à própria natureza do escoamento ou ao movimento de impulsão recebido pelo líquido, tornando possível a ocorrência do fenômeno que pode formar bolhas de vapor prejudiciais ao seu funcionamento, caso a pressão do líquido na linha de sucção caia abaixo da pressão de vapor originando bolsas de ar quesão arrastadas pelo fluxo. Estas pressões podem ultrapassar a resistência do metal e arrancar progressivamente partículas superficiais do rotor, inutilizando-o com o tempo.

1. INTRODUÇÃO

As bombas centrifugas, utilizadas pelas indústrias em operações de transporte de fluidos, são equipamentos importantes e um dos fenômenos que prejudica o funcionamento das bombas no ponto de vista técnico eeconômico é a cavitação que acontece quando a pressão estática absoluta local cai abaixo da pressão de vapor do líquido e causando a formação de bolhas de vapor no corpo do líquido, isto é, o líquido entra se evapora.
Neste relatório, vamos esclarecer algumas causas e consequências e mostrar alguns métodos para amenizar e/ou reduzir este fenômeno que reduz a eficiência de diversos tipos de bombas.2. CAVITAÇÃO em BOMBA CENTRIFUGA

A cavitação é um fenômeno físico que ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos e que consiste na formação de bolhas de vapor no meio fluido transportado. A palavra cavitação deriva do latim cavus – cavidade – e significa a formação de bolhas de vapor em um liquido. No deslocamento de pistões, nos “Venturis”’’, no deslocamento de superfícieconstituídas por pás, como sucede em bombas centrifugas, ocorre inevitavelmente uma diminuição na preção do liquido bombeado, isto é, pressões reduzidas devido à própria natureza do escoamento ou ao movimento do liquido gerado pelas peças móveis.
Se a pressão absoluta no meio liquido baixar até atingir a pressão de vapor do liquido a temperatura em que este se encontra, inicia-se o processo devaporização do mesmo. A vaporização é o fenômeno onde as substâncias começam a passar do estado liquido para o gasoso dependendo do estado termodinâmico em que se encontram. A temperatura, a uma determinada pressão onde este fenômeno ocorre, é conhecida como ponto de ebulição. Inicialmente, nas regiões de menor pressão, formam-se pequenas bolsas, bolhas ou cavidades, onde o líquido se vaporiza. Emseguida, as bolhas de vapor são conduzidas pelo fluxo líquido, provocado pelo elemento propulsor, atingindo regiões de pressão mais elevada, onde se processa o seu colapso, com a condensação, passagem de uma substância da fase vapor para a fase liquida, e o retorno ao estado liquido.
Quando a pressão atuante no liquido se torna maior que a pressão interna da bolha de vapor, devido à mudança de fase,as dimensões da mesma se reduzem bruscamente, ocorrendo o seu colapso e provocando o deslocamento do líquido circundante para seu interior.
Nem todas as bolhas de vapor que surgem no processo de vaporização conseguem liberar energia suficiente para voltar ao seu estado original liquido, após a condensação, e seguem o liquido pelo sistema.
As porções de líquido formadas pela condensação sechocam muito rapidamente umas de encontro às outras e de encontro às superfícies próximas que impedem seu deslocamento.

2.1 NÍVEIS DA CAVITAÇÃO

a) Cavitação incipiente: representa o inicio da cavitação quando seus primeiros efeitos tornam-se perceptíveis.Os ruídos são leves e intermitentes.Em muitos casos as vibrações decorrentes deste nível são muito leves e não produzem maiores...
tracking img