Bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e debêntures.
Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o maisusual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - asoperações executadas.
Embora existam entidades que só operam com pregão eletrônico (como a norte-americana Nasdaq), em sua maioria as bolsas de valores dispõem de um pregão físico, onde são realizadas as negociações.
As bolsas têm o dever de repassar aos investidores (através de revistas, boletins e meios eletrônicos) informações sobre seus negócios diários, comunicados relevantes de empresasabertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparência das operações. No Brasil, a atividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em Portugal a actividades das bolsas é fiscalizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Taxa de juro: A taxa de juro representa o custo de utilização do dinheiro. É, portanto, o preço pago por alguémpela utilização de dinheiro que lhe foi cedido por outra pessoa.
Taxas de juro activas vs. passivas
Podem ser distinguidas as taxas de juro activas e as taxas de juro passivas. No caso das taxas de juro activas, estas representam as taxas de juro cobradas pelas Instituições Financeiras às pessoas ou entidades a quem concedem crédito. Quanto às taxas de juro passivas, representam as taxas dejuro pagas pelas Instituições Financeiras aos seus depositantes. A diferença entre os valores médios destas duas taxas é designada por taxa de margem financeira e representa o ganho das Instituições Financeiras nas operações de crédito e de depósitos.
Taxa de juro nominal vs. real
De forma a medir o ganho em termos de poder de compra dos depositantes, também pode ser destinguida a taxa de juroreal e a taxa de juro nominal. A taxa de juro nominal representa a taxa de juro própriamente dita; a taxa de juro real representa a taxa de juro nominal expurgada da taxa de inflação, representando, por isso, o ganho do depositante em termos de poder de compra.
Os principais factores que influenciam as taxas de juro são os seguintes:
1. Taxa de Inflação: quanto maior a taxa de inflação, maiorserá a taxa de juro nominal de forma a proporcionar uma taxa de juro real positiva ou não demasiado negativa.
2. Política Monetária: utilizando a Política Monetária os Bancos Centrais conseguem influenciar as taxas juro através do aumento ou da redução das suas taxas de referência.
3. Procura de Moeda: tal como em qualquer outro mercado a procura constituiu uma das determinantes do preço;sendo a taxa de juro o preço pago pela utilização do dinheiro, quanto maior for a procura de moeda, maior será o seu preço, ou seja a taxa de juro.
4. Risco do Devedor: quanto maior for o risco do devedor, ou seja, quanto maior for a possibilidade deste
5. Valor Nominal
É o valor de face da debênture na data da emissão. As debêntures da mesma série devem ter necessariamente o mesmovalor nominal. As debêntures de séries diferentes da mesma emissão podem ter valores nominais diferentes.
6. O valor nominal atualizado compõe a base de remuneração para o cálculo de todas as obrigações financeiras para com o debenturista mencionadas na escritura.
7. Remuneração
Os critérios de remuneração de debêntures para distribuição pública encontram-se atualmente previstos na...
tracking img