Bobbio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BOBBIO

1)Exponha a maneira pela qual Bobbio define os termos “liberalismo” e democracia.

Liberalismo entende-se uma determinada concepção de Estado na qual o Estado de tem poderes e funçõeslimitadas, e como tal se contrapõe tanto quanto ao Estado absoluto quanto ao estado que hoje chamamos de social.
Democracia entende-se uma das várias formas de governo, em particular aquelas em que opoder não esta nas mãos de um só ou de poucos, ou melhor, da maior parte, como tal se contrapondo as formas autocráticas, como a monarquia e a oligarquia.

2) Explique por que, segundo Bobbio, ojusnaturalismo é um pressuposto filosófico do liberalismo?

A doutrina dos direitos humanos, formulada pelo jus naturalista, é pressuposto filosófico do Estado liberal. O jus naturalismo e a doutrinados direitos humanos limitam a ação do Estado, daí sua compatibilidade com o pensamento liberal. O liberalismo e os direitos do homem são resultado de um acordo (contrato) entre os indivíduosinicialmente livres que convencionam estabelecer os vínculos estritamente necessários a uma convivência pacífica e duradoura.

3) Explique o conceito de “contratualismo moderno”, relacionando-o com aideia de individualismo.

Bobbio explica que a democracia nasceu de uma concepção individualista da sociedade, ou seja, da idéia para a qual diferentemente à concepção orgânica, influente na idadeantiga e na idade média, segundo a qual o todo precede as partes, qualquer forma de sociedade, e particularmente a sociedade política, é um resultado artificial da deliberação das pessoas.  Bobbiodebruça-se sobre um novo contrato social. Este novo contratualismo moderno descende da caída de uma concepção holística ou orgânica da sociedade, nasce da idéia de que o ponto de partida de todo programasocial de libertação é o sujeito singular com suas paixões, com seus interesses, com suas necessidades.

4) Explique a relação exposta por Bobbio entre “Estado limitado” e “Estado de Direito”...
tracking img