Boatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tese: Boatos são a forma mais antiga de disseminação de informação cultural e lingüísticas, tem sendo potencializado. As redes sociais são espaços construídos de forma a possibilitar e impulsionar aproliferação desse formato de comunicação/troca cultural, de modo em que vivemos um cenário muito rico para o crescimento da importância e presença desse tipo de comunicação em todos os grandessetores produtivos.

Na publicidade isso se torna potencialmente ainda mais perigoso, pois trata-se de uma ferramenta de guerra estratégica que vem sendo utilizada ao longo dos anos e, segundo JerryFemina, não apenas são importantes como fazem parte da lógica do setor.

Logo, segundo Femina, a questão não é aprender como evitar/sufocar esse movimento de “ouvi dizer” se tornando notícias, setornando fatos, uma vez que eles são intrínsecos ao comportamento grupal humano, mas sim saber como trabalhar com esses acontecimentos, de forma diplomática e política.

Argumentos:

1.Os boatosincomodam porque podem ser verdade.
A lógica do setor publicitário: a melhor munição que cada comunicador/agência tem, é um bom trabalho. Se o cliente e os funcionários estão satisfeitos, é como se aquelelocal fosse impermeabilizado, não podendo ser instabilizado por nenhum rumor. Porém, quando isso não está sendo entregue a moeda mais importante para qualquer comunicador – assim como qualquer figurapública – é a imagem. É a mesma lógica de um astro de cinema – se é um profissional reconhecido e amado pelo público, com uma solidez constante de bons trabalhos, e nada negro a esconder em sua vidaprofissional, é muito difícil que um boato o atinja.

2. Estamos vivendo na sociedade do overshare: compartilhe agora, pense depois. A lógica do dia de usuários de redes sociais é pautada nos“checkpoints” de compartilhamento: cheguei em um lugar, avisei no foursquare, comi algo, tirei foto e postei no facebook – xingando ou elogiano, vi um filme, postei no getclue, ouvi algo de alguém, em...
tracking img