Boas praticas laboratoriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I. OBJETIVOS DO MANUAL DE SEGURANÇA E BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

1. Fornecer um guia geral e regras básicas consideradas mínimas para o funcionamento seguro dos laboratórios de aulas práticas.

2. Proteger os técnicos, alunos e professores de riscos e acidentes de laboratório.

3. Definir quem é o Líder e o pessoal técnico (atribuições).

4. Definir as responsabilidadesdo Líder e do pessoal técnico para o funcionamento seguro dos laboratórios de aulas práticas.

5. Fornecer um padrão de boas práticas de segurança dos laboratórios.

II. RESPONSABILIDADES DO LÍDER DOS LABORATÓRIOS DA ÁREA DE SAÚDE

1. Supervisionar os laboratórios da área da Saúde.

2. Assegurar que os regulamentos e normas dos laboratórios da área da Saúde estejam sendocumpridos.

3. Coordenar e organizar os calendários das aulas práticas semestrais de cada laboratório, assegurando que haja um atendimento eficiente aos professores e alunos.

4. Autorizar o uso do laboratório tanto no caso das atividades de estudo e ensino como no caso de utilização para outros fins (pesquisas próprias, desenvolvimento de estudos não relacionados com as aulas práticas, etc.).5. Supervisionar os horários de trabalho dos funcionários dos laboratórios.

6. Cuidar da estrutura geral dos laboratórios: funcionários, equipamentos, materiais, reagentes, almoxarifado e instalações. Assegurar o funcionamento de cada um desses itens.

7. Solicitar, junto à diretoria de campus, a aprovação da compra de aparelhos, materiais e reagentes necessários ao andamento dasaulas práticas.

8. Aprovar a utilização e ou retirada de equipamentos e materiais de qualquer tipo dos laboratórios das áreas da Saúde ou eventos do setor, informando ao departamento de patrimônio e segurança o destino e data de retorno dos equipamentos e materiais.

9. Supervisionar o almoxarifado.

10. Supervisionar o biotério. Cuidar de toda a infra-estrutura, instalações,funcionários.
11. Assegurar que o biotério atenda as exigências das disciplinas que utilizam animais em suas aulas práticas.

12. Responder pela segurança e bom funcionamento dos laboratórios.

13. Realizar inspeções de manutenção regular tanto das instalações quanto dos equipamentos de segurança dos laboratórios e fazer relatórios dessas inspeções, sendo arquivados para posteriorverificação.

14. Treinamento do pessoal técnico do laboratório principalmente no que diz respeito a novos funcionários.

15. Providenciar um treinamento apropriado de segurança aos novos funcionários que forem admitidos para trabalhar nos laboratórios.

16. Assegurar-se que todo o pessoal técnico tenha recebido o treinamento em segurança de laboratório.

17. Assegurar-se de queo pessoal técnico esteja familiarizado com as regras de segurança e de que todos as cumpram.

18. Oferecer treinamento aos funcionários do laboratório em técnicas especiais ou ações a serem tomadas em acidentes incomuns que possam ocorrer no caso de se utilizarem no laboratório técnicas não rotineiras. O registro desses treinamentos deve ser guardado em arquivo.

19. Preencher, emconjunto com o funcionário, um formulário de comunicação da situação de risco e das providências.

20. Manter sempre disponível o equipamento de emergência adequado em perfeito funcionamento (por exemplo, lava-olhos, chuveiro de segurança e extintores de incêndio).

21. Treinamento do pessoal técnico na utilização dos equipamentos específicos de emergência e do que fazer em casos de acidentes.22. Fazer os relatórios de investigação de causas para qualquer acidente ou incidente que venha a ocorrer nos laboratórios pelos quais seja responsável. Exemplos incluem: acidentes necessitando de primeiros socorros, derramamento de líquidos, incêndios, explosões e equipamentos ou reagentes desaparecidos.

23. Comunicar sempre que esteja ausente para que o coordenador possa assumir...
tracking img