Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|

Tipos de Corrosão |

A corrosão é inimiga natural dos metais. Os aços comuns reagem com o meio ambiente, formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço, produzindo a corrosão, popularmente conhecida como “ferrugem” . * Camada passiva (reação entre os elementos de liga do aço inoxidável com água):É uma camadaextremamente fina, contínua , estável e resistente,formada sobre superfície do aço inox. Essa camada protege o inox contra a corrosão.A Corrosão se dá em Via Úmida ou em Alta Temperatura.
 CORROSÃO EM VIA ÚMIDA  * Corrosão Geral:É a corrosão que se desenvolve em toda superfície ocasionando perda uniforme da espessura para potencializar a resistência a esse tipo de corrosão, sugere-se o aumentodos teores de Cr (Cromo), Ni (Níquel) e Mo (Molibdênio), além da adição de Cu (Cobre). * Corrosão em Frestas: É um ataque localizado e ocorre em recessos, em cavidades, frestas e outros espaços onde se acumula um agente corrosivo. Adições de Cr, Mo e N (Nitrogênio) aumentam a resistência à corrosão. * Corrosão Localizada / Pite / Alveolar:É caracterizada por um ataque localizado em uma árealimitada, apresentando uma perfuração importante, enquanto as regiões vizinhas permanecem inatacadas. Os casos mais comuns desse tipo de corrosão ocorrem em peças metálicas imersas em água do mar. Adições de Cr, Mo e N aumentam a resistência à corrosão. * Corrosão sob tensão Fraturante (CSTF):Caracteriza-se com a associação de três fatores: tensões residuais no material, meio contendo cloretos etemperaturas acima de 60ºC. A CSTF se evidência pelo aparecimento de trincas radiais que se propagam com rapidez. No combate a essa corrosão utiliza-se materiais com alto teor de Ni, como é o caso dos aços inoxidáveis Duplex. * Corrosão Intergranular / Intercristalina: É causada pela precipitação de carbonetos de Cromo nos sinais visíveis na superfície. Essa forma de corrosão representa um grandeperigo, pois pode progredir consideravelmente sem ser notada. Para evitar esse tipo de corrosão é indicado o uso de ligas “L”, pois apresentam baixos teores de C (abaixo de 0,035%) ou ainda a utilização de materiais estabilizados ao Ti (Titânio), Nb (Nióbio) ou Ta (Tântalo). * Corrosão Galvânica:Ocorre quando há o encontro de dois metais que apresentam diferentes potenciais elétricos. Essescontatos de diferentes metais devem ser evitados. * Corrosão Erosão:Ocorre quando o metal é submetido a um meio corrosivo e um processo de desgaste mecânico. Nesse caso, a película passiva se encontra continuamente sob efeito corrosivo e abrasivo simultaneamente. Os aços inoxidáveis Duplex são resistentes a esse tipo de corrosão.
CORROSÃO EM ALTAS TEMPERATURAS
A resistência dos aços inoxidáveis àcorrosão em temperaturas elevadas é condicionada por uma séria de fatores, como o meio circundante, o processo de fabricação da peça ou equipamento, o ciclo de operação, etc. * Ar e Gases Oxidantes em Geral:O ataque por gases oxidantes é provavelmente a causa mais freqüente de corrosão dos aços inoxidáveis em temperaturas elevadas. O ataque provoca, a partir de certa temperatura, a formação deuma espessa crosta de óxido. Essa é fortemente afetada pela composição dos gases presentes. As temperaturas de oxidação, em serviço contínuo e em serviços intermitentes, mencionadas em catálogos de aços inoxidáveis, são normalmente determinadas em ar atmosférico praticamente puro, sobretudo isento de gases sulfurados, e devem ser considerados como indicações orientativas. È muito importante levareste fato em consideração na fase de seleção dos aços, pois a presença de contaminantes produz eventualmente um abaixamento considerável da temperatura de oxidação. * Gases Redutores:Afetam os aços inoxidáveis por diversos modos e assim cada caso deve ser estudado separadamente. * Gases Sulfurados: 1. Oxidantes – estes gases são geralmente menos nocivos que os redutores. Entretanto, sua...
tracking img