Blei adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinética Química
(EXPERIÊNCIA nº4)

NOMES: Cedric Konde Kobo - Matrícula:
Bárbara de Sousa Pinto - Matrícula: 2012230740
TURMA: T2B Professor: Maurício Data: 27/03/2012

INTRODUÇÃO:
As reações químicas sempre fizeram parte da história da humanidade, mesmo que os seres humanos não tivessem consciência disso. Atualmente, com osestudos cada vez mais aprofundados os conhecimentos adquiridos contribuem para que a humanidade se desenvolva cada vez mais rápido e compreenda a natureza ao seu redor. Algo que foi essencial para entendermos inúmeras reações e contribuiu imensamente para o desenvolvimento da humanidade, foi compreensão de como era possível alterar a velocidade das reações, seja acelerando as mais lentas ou retardandoas mais rápidas.
O conhecimento e o estudo da velocidade das reações químicas (cinética química) é de extrema importância para os mais diversos casos, desde produções industriais até o nosso cotidiano. Por exemplo, quando guardamos alimentos na geladeira para retardar as reações que levam a decomposição ou usamos uma panela de pressão para aumentar a velocidade de cozimento dos alimentos.Cinética Química é a parte da química que estuda a velocidade com que as reações químicas acontecem. Pela observação experimental, verificou-se que a velocidade das reações químicas é controlada por alguns fatores como a concentração de reagentes, a temperatura, os catalisadores e a natureza dos reagentes. Para que duas moléculas reajam, elas devem colidir uma com a outra. Esta é a teoria da colisãosegundo a qual a velocidade de um reação química é controlada por dois fatores: a fração de colisões eficazes que levam a transformação química e o número de moléculas reagentes na unidade do tempo. Porém, as espécies envolvidas devem colidir com uma orientação adequada e com uma energia mínima, denominada Energia de Ativação. Os catalisadores irão atuar diminuindo a energia de ativação do sistema,aumentando, desta forma, a sua velocidade.
Em geral, a velocidade de uma reação química hipotética aA + bB +cC +...., é:
Velocidade: k[A]x[B]y[C]z.....
onde x, y e z são índices obtidos do estudo do mecanismo da reação. Que em alguns casos podem coincidirem com os coeficientes estequiométricos a, b e c, respectivamente.
A cinética química, também conhecida como cinética de reação, éuma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos químicos e os fatores que as influenciam. A velocidade de uma reação é a variação da concentração dos reagentes pela variação de uma unidade de tempo. As velocidades das reações químicas geralmente são expressas em molaridade por segundo (M/s).
A cinética química inclui investigações de como diferentes condições experimentaispodem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre o mecanismo de reação e estados de transição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.

OBJETIVOS:
A experiência realizada teve como objetivo principal estudar os efeitos da concentração na velocidade de reação, bem como o efeito decatalisadores.

PROCEDIMENTOS:
PROCEDIMENTO 1:
Efeito da concentração na reação: 2IO3- + 5HSO3- + 2H+ = I2 + 5HSO4- + H2O
* Colocaram-se cinco tubos de ensaios limpos em um suporte.
* Os tubos foram numerados de 1 a 5.
* Foram adicionados a cada tubo, respectivamente, 10, 8, 6, 4 e 2 mL de uma solução 0,01 mol L-1 de KIO3 .
* Em seguida adicionou-se 2 ml de águadestilada ao tubo 2, 4mL ao tubo 3, 6 mL ao tubo 4 e 8 mL ao tubo 5. Dessa forma todos os cinco tubos ficaram o mesmo volume de solução (10 mL).
* Agitou-se cada tubo para homogeneizar a solução.
* Colocou-se 10 mL de solução a 0,04% m/v de NaHSO3 em dispersão de amido 0,2% ao tubo numero 1.
* Com a ajuda de um cronômetro digital, marcou-se o tempo desde o momento em que se...
tracking img