Apontamentos de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. O QUE É FILOSOFIA? PARA QUE A FILOSOFIA? A ATITUDE FILOSÓFICA[1].


1. Apresentação

O objetivo principal de Introdução Filosofia é despertar no aluno a percepção que a análise, reflexão e crítica da realidade, fundamentada pelo pensamento filosófico e norteada por princípios e valores éticos, levam a uma maior compreensão do mundo, propiciam escolhas conscientes e um atuar justotanto no cotidiano quanto no exercício profissional, tornando-o consciente de sua importância como indivíduo e cidadão. Nesse sentido, a intenção dessa disciplina não é responder a questões filosóficas nem formar filósofos, mas sim aprimorar o pensar em todos aqueles que atuam ou pretendem atuar como administradores.
O pensamento filosófico aproxima o homem do mundo, proporciona uma maiorcompreensão da realidade e a descoberta de novos significados para a existência, tornando o ser humano capaz de ajustar suas escolhas e ações no convívio com o outro e com o mundo e em sua experiência profissional.
Conhecer os temas, as idéias, os conceitos e a história da Filosofia ampliam a nossa experiência de compreensão do mundo e nos permite ser donos de nosso próprio pensar, falar eagir. A Filosofia é um modo de pensar que acompanha o homem em sua tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele.

2. Introdução

A todo o momento estamos diante de crenças, julgamentos e regras de comportamento. Muitas dessas crenças são silenciosas, muitos desses comportamentos são aceitos como óbvios e naturais. Toda nossa conduta se baseia em valores morais, religiosos, políticos,artísticos e estéticos.
Em nosso cotidiano, as opiniões e os preconceitos orientam nossas conversas e ações, é o chamado senso comum. O que caracteriza o senso comum não é sua verdade ou falsidade, mas a sua falta de fundamentação coerente, precisa e sistemática.
A maioria das pessoas não questiona suas crenças, seu valores, seus propósitos, seus sonhos e seu pensar. Essa atitude leva oindivíduo a se distanciar da realidade e a agir sem responsabilidade, pois ele já não é dono de seu próprio pensar, portanto não é dono de sua fala e suas ações.
É importante que o homem passe a analisar, refletir e criticar, tornando-se capaz de compreender o mundo, o outro e a si próprio. A Filosofia proporciona a aproximação entre o homem e a realidade. A atividade filosófica éfundamentada na análise, reflexão e crítica da realidade e dos seres humanos, de como se pensa, fala e age.
Filosofia é a decisão de não aceitar como naturais e evidentes as idéias, os fatos, as situações e os valores do cotidiano.
A primeira coisa que surge ao estudarmos Filosofia são perguntas:
- Para que serve a Filosofia?
- O que é Filosofia?
- Para que eu vou estudarisso?
- O que isso traz de bom e útil para minha vida?
- Como e onde praticar a Filosofia?
Não há respostas definitivas, mas as perguntas são fundamentais na filosofia.
A Filosofia parte do desejo de conhecer a realidade, ir além das aparências. Todas as nossas ações resultam de um pensamento, é o pensamento que nos guia na vida. Filosofia tem a ver com pensar melhor arealidade, conhecer a realidade. Compreender a realidade para agir melhor.
A Filosofia é importante para todas as áreas, não apenas no nível profissional, mas no pessoal, afetivo, familiar, ético. A função do administrador é resolver problemas, tomar decisões. O administrador decide o melhor para a empresa a partir de uma determinada realidade. Ele precisa ter o pensamento organizado eestruturado para escolher corretamente. O administrador precisa saber pensar, analisar, avaliar, criticar e propor soluções coerentes.
A Filosofia leva a idéia de PENSAR. Quando pensamos trabalhamos com a palavra, usamos a linguagem. Produzimos conhecimento, produzimos conceitos. Conceitos são idéias desenvolvidas ou elaboradas a respeito de um assunto. Antes de chegarmos ao conceito partimos de...
tracking img