Biosensores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESEG - ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHARIA E GESTÃO

















Sensores: Os biosensores

























ABRIL / 2012

Ana Cecília Siquinelli
Dyana Cristina Nonatto Coelho
Rafaella de Brito Abreu

















Sensores: os biosensores






Trabalho apresentado à Escola Superior de Engenharia e Gestão para ocurso de Engenharia de Produção, sob orientação do professor Antônio Giacomo Pedrine
.












ABRIL / 2012

Sumário














































1. Introdução

A tecnologia de sensores diz respeito a duas atividades que retroage à civilização dos antigos egípcios: medição e processamento de informação. No antigoEgito só foi possível organizar a agricultura e a necessária irrigação das terras, quando as pessoas desenvolveram a habilidade de medir áreas das terras e o volume das águas. Mais tarde os egípcios desenvolveram a habilidade de processar os números produzidos pela medição, isto é, a matemática que trouxe a tona novas dimensões para a forma de explorar os números (FOSCECA, 2002).
Um sensor égeralmente definido como um dispositivo que recebe e responde a um estímulo ou um sinal. Normalmente, os sensores são aqueles que respondem com um sinal elétrico um estímulo ou um sinal. Um transdutor por sua vez é um dispositivo que converte um tipo de energia em outra não necessariamente em um sinal elétrico. Muitas vezes um sensor é composto de um transdutor e uma parte que converte a energiaresultante em um sinal elétrica. Um instrumento de medida pode ser um sensor/transdutor com indicação direta (como um termômetro de mercúrio ou um medidor elétrico) ou um sensor/transdutor em conjunto com um indicador de modo que o valor detectado se torne legível pelo homem (como um conversor de analógico para digital, um computador, um display).
1.1. Característica dos sensores
Os sensores têmcaracterísticas próprias, das quais podemos citar;
• Linearidade: É o grau de proporcionalidade entre o sinal gerado e a grandeza física. Quanto maior, mais fiel é a resposta do sensor ao estímulo. Os sensores mais usados são os mais lineares, conferindo mais precisão ao SC. Os sensores não lineares são usados em faixas limitadas, em que os desvios são aceitáveis, ou com adaptadores especiais, quecorrigem o sinal.
• Faixa de atuação: É o intervalo de valores da grandeza em que pode ser usado o sensor, sem destruição ou imprecisão. Porem os sensores se divide em vários tipos como veremos mais tarde.

Detetores: Segundo Seppel1 detetores são dispositivos usados para sentir a presença de alguma coisa tal como calor, radiação ou outro fenômento físico.

Nota-se que qualquer diferença nasdefinições de Seipel1 é muito tênue.


Sinal: geralmente é qualquer quantidade que pode ser representada como uma função do tempo. Mais estritamente, funções do tempo tais como excitação e resposta, também denominadas entrada e saídas, são chamadas sinais na teoria de sistemas (Meirovitch4).
Sinais de tempo contínuo: são sinais nos quais o tempo é uma variável contínua.
Sinais de tempodiscreto: são sinais nos quais o tempo é uma variável discreta, normalmente assumindo valores periódicos.
Sinais analógicos: são sinais cuja amplitude não é restrita, podendo assumir quaisquer valores.
Sinais digitais: são sinais cuja amplitude é restrita a uma classe de valores.

Um computador digital só aceita sinais digitais, geralmente codificados na forma binária. Portanto para utilizar ocomputador digital é necessário mudar o formato dos sinais de analógico discreto para digital discreto. Isto é feito através de conversores de sinais. Temos os conversores analógico-para-digital denotado simbólicamente por conversores A/D, e os coversores digital-para-analógico, respresentados por D/A utilizados para fazer a conversão de volta, isto é, de digital para analógico.

Servomecanismos:...
tracking img