Bioqumica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTE ALGUMAS VANTAGENS BIOLÓGICAS QUE JUSTIFIQUEM A EXISTÊNCIA DE PROTEÍNAS COM ARRANJO ESTRUTURAL QUATERNÁRIO. Síntese de subunidades em separado mais eficiente do que aumentar o comprimento de uma única cadeia polipeptidica.Em complexos super moleculares é mais fácil a substituição de componentes danificados. A interacção complexa de múltiplas subunidades facilita a regulação metabólicada função biológica.

CARACTERIZE PROTEINAS GLOBULARES SOB O PONTO DE VISTA ESTRUTURAL E FUNCTIONAL. DE 2 EXEMPLOS Q CONHECA.As proteinas globulares usualmente sao soluveis em agua. tem uma forma aproximadamente esferica.tem funcoes dinamicas. Ex:enzimas, imunoglobulinas, hemoglobina e albumina.

COMPARE A ESTRUTURA DA AMILOSE COM A DA AMILOPECTINA A amilose é um polímero linear , cadeia longanão ramificadas, de resíduos de D-Glucose. As oses estão ligadas entre si por ligações alfa(1,4).Cada cadeia e capaz de se ligar a vizinhas por pontes de hidrogenio entre os grupos hidroxilo formando estruturas compactas em helice. A amilopectina apresenta cadeias ramificadas em que as cadeias principais sao semelhantes as da amilose existindo no entanto ligacoes do tipo alfa(1,6).

COMPARE AESTRUTURA QUIMICA DA AMILOSE COM A DA CELULOSE E MENCIONE O PAPEL BIOLOGICO QUE ESSAS MOLECULAS DESEMPENHAM. A amilose tem cadeias longas não ramificadas de residuos de D-Glucose. As oses estão ligadas por ligações de alfa(1,4). As cadeias têm um comprimento variavel e podem associar-se por lig. de hidrogenio formando estruturas compactas em helice – ideais para o papel de armazenamento. A celuloseé um polimero de residuos B- Glucopironose com ligações beta(1,4). Sao pares de moleculas de 12 unidade de glicose ligadas por ligações de hidrogenio contituido por microfibrilhas que sao componentes da parede celular e têm uma função de suporte .

COMPARE SOB O PONTO DE VISTA ESTRUTURAL A MALTOSE COM A SACAROSE. Maltose-redutor,pois contem grupo carbonilo na forma rectiva semi-acetal.podeobter-se por hidrolise parcial do amido em meio acido.tb se forma num dos estadios de fermentacao do amido a etanol.por hidrolise ou por tratamento com a maltose(da levedura)transforma-se completamente em D(+)-glucose.e constituida por 2 unidades de D(+)-glucose. Sacarose-n redutor.por hidrolise com solucoes acidas diluidas ou por accao da invertase(da levedura)obtem-se quantidades equimolares deD(+)-glucose e de D(+)- frutose.

COMPARE SOB O PONTO DE VISTA ESTRUTURAL GLICEROLIPIDOS COM ESFINGOLIPIDOS.Os glicerofosfolipidos contem glicerol,acidos gordos,fosfato e alcool. Os esfingolipidos contem esfingosina,acidos gordos,fosfato e alcool.

CONSIDERANDO Q AS PROTEINAS PODEM APRESENTAR VARIOS NIVEIS DE ORGANIZACAO ESTRUTURAL EXPLIQUE DE FORMA SUCINTA O Q ENTENDE POR ESTRUTURA SECUNDARIA DEUMA PROTEINA, ELUCIDANDO O TIPO DE LIGACOES QUIMICAS Q A SUPORTA. Consiste em varios perfis de repeticao.os mais frequentes sao- estado helicoidal ou helice em que a fila de estrutura primaria esta enrolada em helice e essa conformacao e mantida por ligacoes de hidrogenio intracaternarias (entre grupos funcionais da propria molecula);estado distendido ou folha pregueada que e estabilizado porligacoes H intercaternarias(entre as moleculas vizinhas).pode ser antiparalela qd as cadeias estao orientadas na mesma direccao ou paralelas qd as cadeias estao com orientacoes opostas.

DE 2 EXEMPLOS DE REACCOES CARACTERISTICAS DAS OSES.Isomerizacao-reaccoes em que ocorrem desvios intramoleculares de atomos ou grupos de atomos. Mutarrotacao-as formas alfa e beta dos monossacaridos sao facilmenteinterconvertiveis.este processo e condicionado pela existencia de uma concentracao de equilibrio de cada uma das formas

DE EXEMPLOS DE FUNCOES PARA AS GLICOPROTEINAS.Transporte de metais,componentes do complemento,hormonas;sao enzimas com actividade catalitica;transporte molecular atraves das membranes(sodio e potassio);sao receptores de membrana.

DESCREVA 3 PROPRIEDADES DA AGUA COMO...
tracking img