Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução


A cadeia transportadora de elétrons, cadeia respiratória ou fosforilação oxidativa se resume ao final de todas as vias que envolvem degradação oxidativa. A oxidação decombustíveis metabólicos libera elétrons que são entregues pelas desidrogenasesa transportadores específicos, reduzindo-os (de NAD+ e FAD a NADH+ e FADH2).

O fluxo de elétrons gera uma energia livre que serelaciona ao transporte contracorrente de prótons, tendo como veículo a membrana interna da mitocôndria, que por ser impermeável aos prótons, gera um potencial eletroquímico transmembrana. Realizandoo processo inverso, ou seja, o fluxo transmembrana que retorna á favor do gradiente de concentração, é fornecida energia livre para a síntese de ATP.

2 - Processo

A transferência pode ocorrerde três formas: Direta, como átomo de hidrogênio(H+ + 1elétron), ou como íon hidreto - H- (H+ + 2 elétrons).

O NADH+ e o FADH2 transportam os elétrons de diferentes vias até a CTE, onde os doam.Dentro da cadeia, o fluxo se estabelece entre uma série de transportadores, como os carreadores de membrana, citocromos e proteínas ferro – sulfonadas.

Carreadores de Membrana(Quinonas)Ubiquinona – Redução ocorre em duas etapas diferentes:
A primeira etapa ocorre através da recepção do 1º elétron, sendo reduzida a radical semiquinona(UQH). Já a segunda etapa acontece quando o 2º elétroninterage, gerando o Ubiquinol(UQH20. A ubiquinona faz uma interação entre os doadores de 2 elétrons e receptores de um único.

Citocromo
São Caracterizados como proteínas que contém ferro, portantoum grupo heme, responsável pelas diferentes variações: citocromos a,b e c. Os citocromos a e b são proteínas de membrana, já o outro citocromo está preso à superfície externa da membrana interna porinterações eletrostáticas.
Proteína Fe-S - são boas doadoras de elétrons, e transferem apenas um. 

Complexo I: NADH à Ubiquinona
A entrega não ocorre diretamente, passando por FMN( Flavina...
tracking img