Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01º) Definição de ácidos nucléicos.
Os ácidos nucléicos são polímeros formados a partir de nucleotídeos, como se fosse um colar de pérolas, onde as pérolas são os nucleotídeos e o cordão é a ligaçãofosfodiéster entre eles. Assim como as pérolas, os nucleotídeos são muito parecidos, porém não são exatamente iguais: todo nucleotídeo é formado por um açúcar, um grupamento fosfato e uma basenitrogenada, mas as bases nitrogenadas são diferentes entre os nucleotídeos, assim como o açúcar também varia se for DNA (desoxirribose) ou RNA (ribose).
02º) Quais as funções do DNA?
 É importante para aherança, que codifica para as proteínas e o manual de instruções genéticas para a vida e seus processos. DNA contém as instruções de um organismo ou cada célula desenvolvimento e reprodução e,finalmente, morte. Tendo como principal função do DNA passar o material genético para os descendentes, além de conter genes fundamentais para a produção de proteínas fundamentais à vida.
03º) Quais asclasses dos RNAs?
RNA de transferência (tRNA) : A molécula de tRNA actua como molécula adaptadora durante a síntese proteica. A sequência de aminoácidos de um polipéptido é determinada pela sequência debases na molécula de mRNA através de moléculas adaptadoras, tRNA. Cada tRNA liga um aminoácido específico e transporta-o até ao ribossoma. Cada grupo de três nucleótidos adjacentes no mRNA constituium codão que se liga a um grupo de três bases adjacentes no tRNA, o anticodão.
RNA ribossomal (rRNA) : É um dos componentes estruturais do ribossoma. É o rRNA que coordena a interacção entre mRNA,tRNA e proteínas, durante o processo de síntese proteica.
Os ribossomas eucariotas apresentam 4 moléculas diferentes de rRNA: 5S, 5.8S, 18S e 28S. Estas moléculas de rRNA juntamente com as proteínasribossomais, formam as duas subunidades ribossomais 40S e 60S. As moléculas de rRNA têm diferentes papéis na síntese proteica. Por exemplo, a 28S rRNA tem uma função catalítica, fazendo parte da...
tracking img