Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO 2.1: COMO SE FORMOU A TERRA?
A formação do planeta Terra é um tema fascinante que une áreas do conhecimento científico tais como a astronomia e a geofísica. O desenvolvimento do nosso planeta, até a forma que conhecemos hoje, ocorreu por colisões violentas, aquecimentos, resfriamentos e agregação de materiais. Esses processos duraram bilhões de anos. A história da formação da Terra fazparte da história da origem do nosso Sistema Solar. A maior parte do que sabemos sobre esse tema provém de simulações do modelo da nebulosa solar primitiva e de asteróides que são resquícios da formação do nosso sistema solar (Figura 1). Quando um asteróide cai na superfície terrestre, é chamado de meteorito. Os meteoritos são preciosas relíquias arqueológicas que preservam informações dos primeirosbilhões de anos do sistema solar. Eles são analisados detalhadamente para entender melhor os processos de formação do Sistema Solar e da Terra. A história da Terra começou há cerca de 4.6 bilhões de anos, juntamente com a origem do nosso sistema solar. Nessa época havia apenas uma nuvem de gás e poeira. A FORÇA DE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL das partículas e gás desta nuvem causou um colapsogravitacional, reunindo a maior parte deste material no seu centro de massa. Este colapso, acompanhado de rotação, fez com que um disco se formasse em torno do eixo de rotação. O centro desta nebulosa foi se tornando extremamente quente devido ao atrito, formando uma proto-estrela. No entanto parte desta nuvem de matéria permaneceu orbitando a proto-estrela (Figura 2), com o raio de aproximadamente 50UA(UNIDADES ASTRONÔMICAS). Este é o princípio físico de formação da nossa estrela, o Sol.

SAIBA MAIS SOBRE OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR

Figura 2. Disco de matéria (gás e poeira) girando em torno do Sol.

Figura 1. Asteróide Gaspra observado pela sonda espacial Galileo em 1991. Foi a primeira vez que uma sonda passou tão próximo a um asteróide. Gaspra é um corpo irregular com dimensão aproximada de19x12x11km.

No início do sistema solar existiam apenas grãos microscópicos de poeira (Figura 3A) que pela FORÇA DE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL formavam corpos cada vez maiores e com mais massa (Figura 3B), aumentando assim sua capacidade de atrair outros corpos. Com esse processo de contínua agregação de matéria, formaram-se os chamados planetesimais (Figura 3C). Esses corpos possuíam quase um quilômetrode diâmetro e representam o primeiro estágio para a criação de um planeta.

1

A FORÇA DE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL é uma interação existente entre os corpos que possuem massa. Essa atração existe em todo o universo, isso inclui seres humanos, pedras, plantas, etc. Mas, para que a força gravitacional seja significativa, o corpo deve possuir uma massa considerável. A Lei de Newton diz que a FORÇA DEATRAÇÃO GRAVITACIONAL é diretamente proporcional ao produto das duas massas (m1 e m2), e inversamente proporcional ao quadrado da distância (r) entre elas. Matematicamente:

onde G = 6,67x10-11m3/(kg.s2) é chamada constante da gravitação universal. A Lei de Newton mostra que a força gravitacional diminui com a distância. Por exemplo, nós não sentimos a força da gravidade do Sol porque a distânciaentre a Terra e o Sol é muito grande e a nossa massa individual é pequena. Mas é a gravidade do Sol que mantém a Terra em sua órbita! Nós tampouco sentimos a força da atração lunar nos nossos corpos, mas é ela a responsável pelas marés oceânicas da Terra.

Continuando o processo de acreção, cerca de cem mil anos depois os planetesimais formaram corpos maiores, com alguns quilômetros de diâmetro,chamados de protoplanetas (Figura 3D), com massas comparáveis a da Lua e a de Marte. Os protoplanetas são considerados como o último estágio para formação de um planeta. Como os protoplanetas eram muito grandes, as interações gravitacionais entre eles geralmente resultavam em grandes colisões. É necessário um tipo específico de colisão para contribuir na formação de um planeta. Assim, como em um...
tracking img