Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REAÇÃO DO ALUMÍNIO METÁLICO COM HIDRÓXIDO DE SÓDIO (REAÇÃO LIVRE)

INTRODUÇÃO

O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 ( 13 prótons e 13 elétrons ) com massaatómica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferemuma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seuvalor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo dereciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.
É dado a Friedrich Wöhler o reconhecimento do isolamento do alumínio, em 1827.
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido comosoda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.
Objetivo
incentivara discussão de fatores que influem na velocidade das reações que ocorre com o alumínio e o hidróxido de sódio










REAGENTES E NORMAS DE SEGURANÇAS


Alumínio (Al)A ingestão do alumínio pode acontecer através da comida, do ar e contato com a pele. A ingestão por muito tempo do alumínio em concentrações altas pode levar a sérios problemas de saúde como:Demência, Danos ao sistema nervoso central, Perda de memória, Surdez, Fortes tremores, etc.


Hidróxido de sódio ou Soda cáustica (NaOH)


advertências
Ingestão: Pode causar danosgraves e permanentes ao sistema gastrointestinal.
Inalação: Irritação com pequenas exposições, danosa ou mortal em altas doses.
Pele: Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até...
tracking img