Resenha - livro verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro Verde do Programa Sociedade da Informação

Capítulo 1 - A Sociedade da Informação
Sociedade da Informação é uma nova era em que a informação flui a velocidades e em quantidades há apenas poucos anos inimagináveis, assumindo valores sociais e econômicos fundamentais.
Três fenômenos inter-relacionados estão na origem da transformação em curso.
A convergência de basetecnológica – decorre do fato de poder representar e processar qualquer tipo de informação de uma única forma, a digital.
Dinâmica da indústria – que tem proporcionado continua queda dos preços dos computadores, relativamente a potencia computacional, permitindo a popularização crescente do uso dessas maquina.
Crescimento da internet – nos EUA a internet atingiu 50 milhões de usuários em apenasquatro anos.
No curto período de oito anos, a internet se disseminou por praticamente todo o mundo, proporcionando conectividade a países até então fora de redes e substituindo outras tecnologias mais antigas.
Em cada país, a sociedade da informação está se construindo em meio a diferentes condições e projetos de desenvolvimento social, segundo estratégias moldadas de acordocom cada contexto. As tecnologias envolvidas vêm transformando as estruturas e as práticas de produção, comercialização e consumo e de cooperação e competição entre os agentes, alterando, enfim, a própria cadeia de geração de valor. Do mesmo modo, regiões, segmentos sociais, setores econômicos, organizações e indivíduos são afetados diferentemente pelo novo paradigma, em função das condições deacesso à informação, da base de conhecimentos e, sobretudo, da capacidade de aprender e inovar.

Os países economicamente desenvolvidos, bem como boa parte daqueles em vias de desenvolvimento, já adotam políticas e iniciativas voltadas para a sociedade da informação.
Ao Brasil urge acelerar o processo de articulação efetiva de um programa nacional para a sociedade da informação.Ao longo da década de 90, registraram-se sucessos em aspectos críticos para a formulação e implementação de tal programa. A Internet brasileira teve grande impulso, primeiramente na comunidade científica e, logo após, como plataforma de expansão do setor privado, estando aberta também a serviços de natureza comercial desde 1995. Nas telecomunicações, houve a privatização de todo o sistemabrasileiro e a criação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), fatores que estão permitindo maior e mais rápida disponibilidade de acesso aos meios de comunicação.

O Programa busca contribuir, de forma efetiva, para:
• a construção de uma sociedade mais justa, em que sejam observados princípios e metas relativos à preservação de nossa identidade cultural, fundada na riqueza dadiversidade;
• a sustentabilidade de um padrão de desenvolvimento que respeite as diferenças e busque o equilíbrio regional;
• a efetiva participação social, sustentáculo da democracia política.

Comércio eletrônico: a pedra de toque da nova economia
O comércio eletrônico apresenta taxas de crescimento sem paralelo, tanto nas transações entre empresas e consumidores, como nos negócios entreempresas, que é onde atualmente se realiza o mais alto nível de geração de receita. Entretanto, atuar no ambiente dos negócios e comércio eletrônico requer que tanto produtores de bens e serviços quanto consumidores estejam conectados às redes digitais e capacitados para operá-las adequadamente. Para isso, é preciso ampliar, facilitar e baratear o acesso às redes de comunicação e proporcionar asinformações e os meios necessários para que pessoas e empresas sejam capazes de operar nas novas modalidades de negócios e comércio.

Valorização de conteúdos e identidade cultural
Gigantescos acervos de informação sobre os mais variados temas designados pelo nome genérico de conteúdos circulam hoje, em escala planetária e de forma acelerada, por meio da Internet e das novas mídias eletrônicas....
tracking img