Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus Universitário Jane Vanini
Departamento de Enfermagem

Jaddy Biannka Senatore Andrade
Laudiana Augusto da Silva
Wesley Alves da Cunha

Cáceres – MT

Processos Bioquímicos

Vitamina D
Calciferol

Vitamina D
A vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção decálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, como recentemente descoberto, no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. É uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol, e de fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D atua como umhormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.
O nome da vitamina foi criada pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra em latim vita (vida) e no sufixo -amina. Foi usado inicialmente paradescrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome manteve-se.
A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes.
Além da importância na manutenção dos níveis do cálcio no sangue e na saúde dosossos, a vitamina D tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas. A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo, uma avitaminose, em crianças.

Alimentos fonte de Vitamina D
As principais  fontes alimentares de vitamina D são os peixes e frutos do mar como o salmão,o carapau ou os mariscos. Os cogumelos quando expostos à luz ultravioleta também aumentam a quantidade de vitamina D. Outros alimentos fontes de vitamina D são:
* Óleo de fígado de bacalhau;
* Atum enlatado em água;
* Sardinhas enlatadas em óleo;
* Leite, iogurte e queijos;
* Carne ou fígado de vitela;
* Gema de ovo e
* Alguns cereais enriquecidos
Poucos alimentoscontêm vitamina D naturalmente, mas existe a opção de se consumir alimentos enriquecidos com a vitamina D como podemos facilmente encontrar nas manteigas, margarinas e nos iogurtes, por exemplo.

Funções e importância da vitamina D
A principal função da vitamina D é facilitar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças ósseas e cardíacas. Por isso, ter boas quantidade de vitamina D no sangueé de suma importância para a saúde. A vitamina D ainda:

* ajuda a emagrecer;
* ajuda no crescimento;
* fortalece dentes e ossos;
* ajuda na hipertrofia;
* diminui a acne e
* melhora a fertilidade.
A vitamina D é produzida pela pele quando o indivíduo fica diretamente exposto ao sol, sem usar nenhum tipo de protetor solar. Essa exposição deve ser diária, e deve ocorrerno início da manhã, antes das 10 horas ou no final da tarde, após as 16 horas, para evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.
Mas para garantir a quantidade necessária de vitamina D no organismo o indivíduo deve consumir alimentos ricos em vitamina D com frequência.

Doenças causadas pela falta de vitamina D
As doenças causadas pela falta de vitamina D no organismo podem ser:
*raquitismo;
* oesteomalácea;
* osteoporose;
* alterações ósseas importantes como baixa estatura e pernas tortas;
* fragilidade dentária.

Doenças causadas pela falta de vitamina D
As doenças causadas pela falta de vitamina D no organismo podem ser:
* raquitismo;
* oesteomalácea;
* osteoporose;
* alterações ósseas importantes como baixa estatura e pernas tortas;...
tracking img