Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

A entropia (do grego εντροπία, entropía) é uma grandeza termodinâmica que aparece geralmente associada ao que se denomina, não em senso comum, de "grau de desordem" de um sistema termodinâmico. Em acordo com a segunda lei da termodinâmica, trabalho pode ser completamente convertido em calor, e por tal em energia térmica, mas energia térmica não pode ser completamenteconvertida em trabalho. Com a entropia procura-se mensurar a parcela de energia que não pode mais ser transformada em trabalho em transformações termodinâmicas (SEARS et al, 1979).
Entalpia (do grego , enthalpien, aquecer) é uma grandeza física que busca medir a energia em um sistema termodinâmico que está disponível na forma de calor. A entalpia é o conteúdo de energia de cada substânciaparticipante da reação. A variação da entalpia de um sistema é o calor liberado ou absorvido quando uma transformação ocorre sob pressão constante (SILVA, 2005). A entalpia engloba em si não apenas a energia interna do sistema mas também a energia armazenada no conjunto sistema-vizinhança que, absorvida pelo sistema via trabalho realizado pela vizinhança sobre este em processos termodinâmicos que impliquema diminuição de seu volume, também integra uma parcela de energia passível de ser extraída na forma de calor a partir do referido sistema. (SALINAS, 1999).
No processo exotérmico, o calor gerado é cedido da mistura de reação (reagentes) para o meio ambiente e no processo endotérmico, a mistura de reação (reagentes) absorve calor do meio ambiente (PERUZZO, 1998).
A catálise é amudança de velocidade de uma reação química devido à adição de uma substância (catalisador) que praticamente não se transforma ao final da reação. Os aditivos que reduzem a velocidade das reações se chamam inibidores. Os catalisadores agem provocando um novo caminho reacional, no qual tem uma menor energia de ativação. As enzimas conseguem acerelar a velocidade das reações pelos mesmos mecanismoscatalíticos utilizados pelos catalisadores químicos (VOET et al, 2000).



Objetivos:

Demonstrar as transformações de perda e ganho de calor através do entorno de um sistema e apontar a importância das reações enzimáticas nos processos metabólicos em nosso cotidiano.


Materiais e métodos:

Foram utilizados para fazer os experimentos: 3 tubo de ensaio, 3 espátula, 2 placas depetri ,água destilada, água oxigenada 120V,detergente,uréia,NaOH,iodeto de potássio, corante verde e 2 fatias de batata inglesa. No experimento A em um tubo de ensaio adicionamos com a ponta da espátula um pouco de uréia e em seguida cobrimos com água destilada o dobro do soluto. No experimento B em um tubo de ensaio com a ponta de uma espátula adicionamos NaOH e acrescentamos água destilada atecobrirmos o dobro do soluto. No experimento C em um tubo de ensaio adicionamos 1ml de água oxigenada 120V e na mesma proporção acrescentamos detergentes, após o corante verde e uma pitada de iodeto de potássio. No experimento D colocamos 2 fatias de batata inglesa cada uma em uma placa de petri, em uma adicionamos água destilada e na outra água oxigenada. Em todos os experimentos os resultados foramobservados e anotados.

Resultados:
Observamos os seguintes resultados: No experimento A o tubo de ensaio ficou totalmente gelado, no B aconteceu o inverso, o tubo de ensaio ficou extremamente quente, no C a substancia que estava no tubo de ensaio começou a espumar e subiu ate vazar do tubo que ficou um pouco morno e no experimento D a batata com água destilada nada ocorreu, porem, a batatacom água oxigenada, começou a gerar espuma (espumar).






Discussão:
Os experimentos A e B pode ser classificados como uma reação exotérmica e endotérmica, no caso liberação e absorção de calor, assim respectivamente, é a chamada entalpia. Depois das reações de liberação e absorção de calor, sobram restos, desordem, que é chamado de entropia, na qual não será aproveitada. Na...
tracking img