Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Os carboidratos são variados compostos orgânicos definidos atualmente como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou ainda substâncias que produzem tais compostos a partir da hidrólise. A oxidação destes compostos constitui o principal meio de abastecimento energético da maioria dos organismos vivos, além de participarem como base na síntese de inúmeras outrassubstâncias.
Podem ser divididos em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos conforme a quantidade de ligações glicosídicas estabelecidas entre as moléculas. Nos monossacarídeos, a cadeia carbônica não é ramificada. Todos os carbonos são unidos uns aos outros por ligações covalentes simples, sendo que apenas um deles é unido a um átomo de oxigênio por uma ligação dupla para formar umacarbonila, enquanto os demais são ligados a hidroxilas.
Devido à interação entre os grupos funcionais, os monossacarídeos podem se apresentar sob a forma de ciclos, com o carbono da carbonila se transformando no novo centro quiral, dito carbono anomérico. Os monossacarídeos mais comuns são a glicose, a galactose e a frutose.
Os dissacarídeos são formados pela combinação de doismonossacarídeos através da ligação glicosídica estabelecida entre uma hidroxila comum de um e a hidroxila do carbono anomérico de outro. Os mais comuns são a sacarose, a maltose e a lactose.
Já os polissacarídeos podem ser classificados em homopolissacarídeos (que quando hidrolisados originam várias unidades do mesmo monossacarídeo) e heteropolissacarídeos (que produzem monossacarídeosdiferentes). A principal função está ligada a reserva energética, como é o caso do amido da batata.
Principal tipo de reserva vegetal e importante carboidrato da dieta humana, o amido é composto de amilose e amilopectina, sendo encontrado na forma de grânulos insolúveis em careais, tubérculos e em frutas. Sua síntese está localizada em estruturas vegetais denominadas plastídeos, e resulta dereações de polimerização da glicose através da fotossíntese.
O amido pode ser caracterizado por alguns testes, entre eles a reação de Molisch e reação com iodo, que identificam respectivamente a presença de carboidrato, e a presença de amido.

OBJETIVOS

Permitir a compreensão de processos de extração do amido da batata e, após etapa de purificação e secagem, realizar sua caracterizaçãobioquímica. Para isso, são propostos os seguintes objetivos específicos:
• Extrair e purificar o amido da batata;
• Realizar caracterização morfológica por microscopia óptica;
• Fazer a reação de identificação com iodo, variando condições de temperatura, utilizando tubos abertos e tampados;


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


O amido é um alimento de reserva em plantas e umnutriente importante para os animais. Ele é uma mistura de glicanos que as plantas sintetizam como principal reserva de alimento, e está depositado no citoplasma das células de plantas como grânulos insolúveis compostos por α-amilose e amilopectina.
A α-amilose é um polímero linear de milhares de resíduos de glicose ligados por ligações α(1-4). Apesar da α-amilose ser um isômero da celulose,ela possui propriedades estruturais muito diferentes. Isso ocorre porque as ligações β-glicosídicas da celulose causam nos resíduos sucessivos de glicose uma rotação de 180º em relação ao resíduo anterior, fazendo com que o polímero assuma uma conformação completamente distendida e facilmente empilhável. As ligações α-glicosídicas da α-amilose fazem com que ela adote uma conformação helicoidalirregularmente agregada.
[pic]
Fórmula Estrutural da α-Amilose



IODO


A complexação com iodo é uma importante ferramenta de diagnósticos para caracterização dos amidos. A complexação com lipídios, particularmente.
Mono e diglicerídios é uma propriedade bem conhecida da hélice de amilose.
A formação e a integridade estrutural dos complexos...
tracking img