Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISLIPIDEMIA



Dislipidemia, hiperlipidemia ou hiperlipoproteinemia é a presença de níveis elevados ou anormais de lipídios e/ou liporproteinas no sangue. Os lipídios (moléculas gordurosas)são transportados numa cápsula de proteína, e a densidade dos lipídios e o tipo de proteína determinam o destino da partícula e sua influência no metabolismo. As gorduras são obtidas dos alimentos(30%) ou são formadas em nosso próprio corpo (70%), especialmente no fígado podendo ser armazenados nas células adiposos para uso posterior.
Os lipídios são componentes essências das membranascelulares, das bainhas de mielina das células nervosa e da bile.
As anormalidades nos lipídios e lipoproteínas são extremamente comuns na população geral, e são consideradas um fator de risco altamentemodificável para doenças cardiovasculares, devido á influência do colesterol, uma das substâncias lipídicas clinicamente mais relevantes, na aterosclerose. Algumas formas de dislipidemia podem tambémpredispor á pancreatite aguda.
As dislipidemias podem ter duas causas:
* Dislipidemias primárias: estas são de origem genética, mas fatores relacionados com hábitos de vida, como por exemplo,sedentarismo e os hábitos alimentares podem funcionar como desencadeantes para seu surgimento.
* Dislipidemias secundárias: pode ter origem a partir de outras doenças, como diabetes mellitus,obesidade, hipotireoidismo, insuficiência renal, síndrome nefrótica, doenças das vias biliares, síndrome de Cushing, anorexia nervosa e bulimia, associado ao uso de fármacos, como diuréticos em elevadasdoses, β-bloqueadores, medicamentos de tratamento de acne, terapia de resolução hormonal, anticoncepcional oral, entre outros.
Os sintomas gerados pelas dislipidemias são diversos, dentre eles estão:arteriosclerose, angina pectoris, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência vascular periférica, entre outros. No entanto, muitos casos de dislipidemias são assintomáticas e suas...
tracking img