Bioquimica clinica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Proteína “C” reativa Ultra-sensível?
A PCR é uma proteína produzida na fase aguda, isto é, as proteínas são produzidas pelo fígado para combater a invasão de antígenos invasores.
Aliberação de PCR é mediada por citocinas tais como a interleucina-6, que estimula os hepatócitos que preferencialmente estimulam a produção de proteínas positivas de fase aguda no lugar de outras proteínasnegativas de fase aguda (tais como albumina e o transferrina). Concentrações elevadas são observadas em pacientes com infecções, malignidade, stress, artrites, trauma, cirurgia, e infarto agudo domiocárdio (IAM).
Valores de referência:
Os valores de referência de CRP é 0 a 1,0 mg/dl. Nos pacientes com inflamação aguda, a concentração pode aumentar 1000 vezes.
Para que serve a PCR ultra-sensível?Estudos recentes mostram que mesmo um discreto aumento da PCR é um fator de risco cardiovascular de outros já conhecidos, como os níveis de colesterol total e frações, apolipoproteína B-100 ehomocisteína. Na avaliação de risco de doença cardiovascular, valores de PCR inferiores a 0,3 mg/dL são considerados satisfatórios, enquanto que níveis elevados se associam a maior risco cardiovascular. Essefato está de acordo com as evidências recentes de que, ao menos parcialmente, a aterosclerose é uma doença inflamatória.

O que é Homocisteína?
A homocisteína é um intermediário do metabolismoprotéico e está envolvida na conversão da metionina, um aminoácido abundante em proteínas animais, em cisteína, sendo for-mada a partir da desmetilação da metionina.
A homocisteína, em diversas doses,está associada à aterosclerose, por exercer citotoxidade endotelial, o que não só favorece a lesão do endotélio vascular, como também diminui a produção de mediadores endoteliais, em espe-cial o óxidonítrico.
A homocisteína oxida a LDL e pode, posteriormente, promover captação celular de LDL oxidada, um importante passo para o processo aterosclerótico.

O que é Lp(a)?
É uma lipoproteína...
tracking img