Bioquimica clinica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Imunológico: É composto por órgãos linfóides (medula óssea, baço, timo, nódulos linfáticos, amídalas...), células e moléculas que estabelecem entre si uma complexa rede de comunicações, e temcomo finalidade permitir a nossa defesa contra infecções provocadas por agentes patogênicos como as bactérias, os vírus, os fungos ou por alguns parasitas eucariontes.
Imunidade Inata: os agentespatogênicos são impedidos de entrar no organismo pelos mecanismos de defesa não especifica, também designados por imunidade inata, ou são destruídos quando conseguem penetrar. Estes mecanismosdesempenham uma ação geral contra corpos estranhos, independentemente da sua natureza, e exprimem-se sempre da mesma forma. Os mecanismos de defesa não especifica que impedem a entrada dos agentes patogênicossão as barreiras anatômicas ( pele, mucosas e pêlos das narinas), as secreções (produzidas pelas glândulas sebáceas, sudoríparas, salivares e lacrimais) e os enzimas (existentes no suco gástrico).Barreiras Físicas – a pele é a principal barreira. A sua superfície lipofílica é constituída de células mortas ricas em queratina, uma proteína fibrilar, que impede a entrada de microorganismos. Assecreções ligeiramente ácidas e lipídicas das glândulas sebáceas e sudoríparas criam um microambiente cutâneo hostil ao crescimento excessivo de bactérias. O acido gástrico é uma poderosa defesa contra ainvasão por bactérias do intestino. Poucas espécies são capazes de resistir ao baixo pH e enzimas destruidoras que existem no estomago. A saliva e as lagrimas contem enzimas bactericidas, como alosozima, que destoem a parede celular das bactérias.
Linfócitos NK – as células natural killer são linfócitos que não são específicos de antígeno e que reconhecem células estranhas de diferentes tipos.Estas células são uma importante linha de defesa contra células malignas (tumores) e contra células infectadas com vírus, bactérias e protozoários. Libertam grânulos líticos que matem as células...
tracking img