BioquimIca Clinica

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
 Exercícios
1-Explique principais materiais biológicos utilizados na bioquímica clínica?
Os principais materiais biológicos utilizados na bioquimica clínica são sangue um dos maiscomuns,urina,saliva,líquido cavitário.
2-Explique como estes materiais são coletados?
Para ser coletados tem que ser seguidos varios formulários,normas entre eles coleta, manipulação earmazenamento.Para a coleta do sangue existe dois tipos o arterial de uso hospitalar indicado para fazer gasometria quando paciente tem alcidose metabólica, e o mais comun intra-venoso retirado das veias sua coletaa vácuo e especifica em tubos separados que definiram para qual exame aquele material esta sendo coletado sendo separados por cores azul com citrato anti-coagulante,roxo EDTAconservante,verdeheparina,zinza fluoreto,vermelho coagulação também temos o sangue superficial que é um sangue que vem misturado com sais,proteinas,coletado em glicosímetro.
Existe 3 tipos de exame de urina tipoI,Qualitativo tipo II,verifica se o tipo I tem bacterias ou microorganismos e 24 horas,coleta a urina do dia todo.
A urina podemos dividir em TrÊs jatos a primeira porção,o meio, e o final após ser feitahigienização ou banho pela manhã o primeiro jato de urina se descarta a coleta tem que se feita no jato do meio,colocado na pote e mandado para análise.
Saliva se faz uma coleta pequena da parte interna daboca e manda para analíse geralmente muito utilizada em toxocologia.
Liquido Cavitário-liquor se retira dos discos da coluna cervical,o paciente precisa ficar quieto o maximo possivel para nãoocorrer erros futuros.

3-Explique gasometria?
E um exame feito para verificar a quantidade de gás existente o sangue tirado de uso hospitalar retirado das arterias,seu procedimento tem que ser feito eanalisado rapidamente,utilizamos também anti-coagulante natural Heparina.
O PH estavel ntre 7,2 e 7,4.
Co+H2o HCO H+HCO
Ocorre acidose metabolica PH 6,8 aumenta quantidade de gás carbonico no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioquimica clinica
  • Bioquimica clinica
  • Bioquímica clínica
  • bioquimica clinica
  • Bioquimica clinica
  • Bioquímica clinica
  • Bioquimica Clinica
  • Bioquimica clinica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!