Biopirataria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA PUCRS


FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS


CURSO DE GEOGRAFIA

























BIOPIRATARIA NA REGIÃO AMAZÔNICA





























Março


2011


























BIOPIRATARIA NA REGIÃO AMAZÔNICATrabalho de pesquisa que abordará a


biodiversidade e suas conseqüências


dentro do território brasileiro mantendo


o enfoque na região amazônica.Março


2011


INTRODUÇÃO





A fim de iniciarmos esse trabalho, traremos uma anedota cujo tema vem ao encontro de nossa pesquisa:


Deus ao criar o mundo distribuiu as catástrofes naturais ao longo do Japão, Estados Unidos e Europa. Terremotos, nevascas, furacões e vulcões, expuseram a crosta terrestre à onipotência divina. Um anjo, queobservava o ato de criação, indagou: Mas Deus, isso não é justo. Por que no Brasil o Senhor não pôs nada disso e ainda por cima lhe deu tantas magnitudes naturais?


E com um ar de sábia “malandragem” Deus responde:


Me aguarde. Você vai logo ver o “povinho” que eu vou pôr lá...


Sem querer incitar a xenofobia exalada nas entrelinhas desse gracejo popular, usamos de tal exemplo parajustificar o título desse trabalho. A biotecnologia existente, graças à opulenta variedade vegetal e animal que é farta em nosso país, tem que ser, necessariamente, aliada à biopirataria? As beneficências dadas por Deus estariam sendo realmente descontadas devido à improbidade (ou ingenuidade) brasileira?






































1. BIODIVERSIDADETambém chamada de diversidade biológica, a biodiversidade é uma heterogeneidade da natureza viva e pode ser entendida como: variação de ecossistemas, comunidades, espécies, populações e genes em uma determinada área. Sua dependência ao clima faz das zonas tropicais do globo, os locais com maior índice de biodiversidade.


O Brasil é o país com a maior multiplicidade viva do planeta no quetange flora e fauna. Tal fator pode ser explicado pela sua grande extensão territorial, cuja posição abrange diferentes zonas climáticas. Detentor do maior número de espécies conhecidas de mamíferos e peixes de água doce, o segundo em anfíbios, o terceiro em aves e o quinto em répteis; o Brasil conta ainda com as mais de 50 mil espécies de arbustos e árvores, pondo o país a frente de qualquerconcorrência em biodiversidade vegetal. É preciso enfatizar ainda, as imensas áreas no nosso território não exploradas e que ainda não são de conhecimento científico, e que portanto, estão fora dessa análise. À medida que novas informações venham a público, os números que regem a biodiversidade brasileira, aumentam. Apenas 10% do total de vida no país é conhecida, enquanto os 90% restantes aguardam em umestado de latência.


1.1 PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS


A definição de bioma indica um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável, contendo um tipo principal de vegetação e com seres vivos vivendo de forma adaptada às condições de natureza local. Sendo assim, um bioma apresenta um nível adequado de homogeneidade. É uma relação íntima entre vegetação e clima.


O Brasil contacom 6 principais biomas terrestres, tais como: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal; e um bioma marinho. Devido ao fato de essa pesquisa ter o enfoque na Amazônia, falaremos sobre os outros biomas de forma sucinta, apenas a título de melhor compreensão do tema.


1.1.1 AMAZÔNIA


E se de repente os estadunidenses, que se intitulam americanos, e assim ignoram os...
tracking img