Biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Esterilização, anti-sepsia, desinfecção, assepsia, métodos físicos e químicos

1. Introdução
2. Revisão da literatura
1. Histórico
2. Desinfecção
3.Esterilização
4. Assepsia e anti-sepsia
5. Conservação dos alimentos

Resumo dissertação
- INTRODUÇÃO

A microbiologia envolve o estudo da patogênese e da quimioterapia dedoenças infecciosas, bem como os métodos e meios utilizados para a prevenção destas doenças. Portanto um aspecto relevante do controle destas infecções é o entendimento e o uso de medidas de esterilização,desinfecção, assepsia e anti-sepsia.
É importante diferenciar esterilização de desinfecção e assepsia de anti-sepsia, pois muitos usam estes termos como sinônimos, mas são métodos diferentes. Aesterilização destrói toda forma de vida e a desinfecção elimina apenas as bactérias patogênicas. A assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias,enquanto a anti-sepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com anti-sépticos.

2- REVISÃO DA LITERATURA

2.1- HISTÓRICO

A partir do conhecimento de que os microrganismos causam doenças, oscientistas passaram a dar maior atenção a sua prevenção e tratamento. Além da imunização e dos tratamentos para doenças que surgiram, passou-se a dar grande importância a desinfecção, esterilização,assepsia e anti-sepsia, ou seja medidas que previnam a infecção (PELCZAR JR et al., 2005).
A palavra sêpsis refere-se ao efeito tóxico da presença do microrganismo no corpo durante a infecção. Foientão que surgiu o termo anti-sepsia, referindo-se às medidas que eliminam a infecção, portanto não permitem o aparecimento dos efeitos tóxicos (PELCZAR JR et al., 2005).
O médico Oliver Wendel Holmesacreditava, em 1843, que a febre da parturiente (febre puerperal) era contagiosa, portanto transmitida pelas mãos de médicos e parteiras. Outro médico, Ignaz Philipp Semmelweis, em 1846, conveceu...
tracking img