Biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características dos Adenovírus

Os adenovírus são um tipo de vírus muito freqüente de genoma de DNA duplo ( dupla hélice).

Não possuem envelope bilipídico e são extremamente resistentes. Há maisde 40 sorotipos, e a infecção com um não dá imunidade contra os outros. São infecções mais freqüentes nas crianças, mas também afetam adultos, principalmente os pais e irmãos mais velhos dascrianças, os pediatras e enfermeiros. São também freqüentes nos recrutas militares e nos acampamentos e campos de férias. A infecção é por contaminação com detritos fecais ou mais raramente secreções de outrosórgãos. Causam várias doenças .

Modo de transmissão

O vírus transmite-se, principalmente, por inalação de gotículas de secreções
respiratórias emitidas por um indivíduo infectado (por exemplo,quando tosse
ou espirra). Pode também verificar-se a transmissão fecal-oral.



Diagnóstico

O método de diagnóstico preferível é a detecção da infecção adenoviral por cultura ou antigénio.Os adenovírus associados à patologia respiratória podem ser isolados a partir das secreções faríngeas, oculares e fezes, por inoculação das colheitas em diversas culturas celulares. Enquanto que adetecção faríngea é sugestiva de infecção recente, a detecção fecal tanto pode indicar infecção recente como se tratar de um portador crônico.

Os antigénios adenovirais são detectáveis por técnicasde imunoensaio nos líquidos corporais infectados, o que se revela particularmente útil no diagnósitico da doença diarreica, pois os adenovírus dos tipos 40 e 41 não são geralmente detectados emculturas celulares comuns. Os adenovírus entéricos também podem ser detectados por microscopia eletrônica de amostras fecais.

Foram criados vários métodos para detectar os antigénios das hexonas emsecreções corporais e tecidos. Por outro lado, é possível identificar o ADN vírico com sondas genómicas, sondas de oligonucleotídeos sintéticas ou pela amplificação genética por PCR (reação em cadeia...
tracking img