Biomedica fei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Monitoração e Sensores e Transdutores
a) Explique a diferença entre os parâmetros frequência cardíaca e pulsação.
b) Descreva o processo de monitoração da pulsação através de sensor piezoelétrico detalhando também o funcionamento do transdutor.
a) A freqüência cardíaca é obtida a partir do intervalo entre duas ondas R do sinal de ECG, correspondendo à freqüência de despolarizaçãodos ventrículos. Já a pulsação é uma conseqüência, sendo resultante dos processos de contração e relaxamento do ventrículo esquerdo que ejeta o sangue para fora, gerando uma onda de pressão que percorre as artérias do sistema vascular. A pulsação é a frequência dessa onda. Numericamente os valores são bem próximos, já que o segundo parâmetro é uma consequência do primeiro, mas ocorrendo com umligeiro atraso.
b) O sensor piezoelétrico é colocado na ponta do dedo, na região palmar. Quando a onda de pressão atinge a artéria dessa região, dilata a parede da artéria, que por sua vez, comprime o sensor piezoelétrico. Essa compressão gera uma diferença de potencial proporcional à pressão exercida sobre o sensor, devido à movimentação de cargas na estrutura cristalina.

Segurança Elétrica
a)Explique as circunstâncias que tornam o ambiente hospitalar hostil do ponto de vista de segurança para o paciente, colocando-o muitas vezes em situações de risco.
b) Descreva as consequências (efeitos) da aplicação acidental e descontrolada da corrente elétrica no corpo humano (não esqueça de mencionar a dependência com relação a outros parâmetros além da intensidade).
a) - O paciente estádoente, inconsciente ou anestesiado e não está em condições de reagir, se afastando da fonte de choque como pode ocorrer por falhas de aterramento e isolação de equipamentos;
- Em algumas situações a barreira de proteção da pele está transpassada por cateteres; e nesse caso a corrente de fuga dos equipamentos, se mal dimensionada, passará diretamente pelo coração, podendo causar fibrilação e a morte;- Falhas de funcionamento ou interrupção de alimentação em equipamentos de suporte a vida podem resultar em danos permanentes e até mesmo a morte;
- Constantemente existem vários equipamentos conectados em um mesmo ambiente, e nesta situação podem ocorrer interferências mútuas e interferências pela malha de terra, de forma que mesmo um equipamento dentro das normas pode vir a falhar ou funcionarincorretamente;
- Fluidos, como sangue, urina, soluções intravenosas, são condutores e podem causar curto circuito se acidentalmente respingarem para dentro do equipamento através da ventilação. Além disso, há risco de explosão e incêndio devido a agentes anestésicos, umidade, agentes químicos, e oxigênio existentes em ambientes específicos como, por exemplo, salas cirúrgicas.
b) - Menorintensidade de corrente que pode ser percebida (limiar de percepção) causa sensação de formigamento devido a ativação de sensores da pele.
- Aumentando a intensidade os músculos contraem-se involuntariamente, mas até 10-15 mA ainda temos controle voluntário e podemos vencer essa contração (corrente de let go). A partir daí perdermos o controle voluntário.
- O tempo de aplicação pode ser determinantepara que o efeito não ocorra ou que ele possa ser revertido. Para frequências na faixa do 60 Hz encontra-se os menores limiares de corrente; abaixo de 10 Hz e acima de centenas d












e Hz os limiares aumentam. A densidade de corrente é outro fator importante porque uma mesma corrente, aplicada em uma área menor, aumenta a densidade e pode queimar a pele. Quanto ao caminho que acorrente percorre, a região do tronco é muito vulnerável, mas devido ao espalhamento da corrente nem sempre atinge o coração com intensidade suficiente para causar um problema sério.
- Aumentando-se a intensidade de corrente as contrações ficam cada vez mais fortes e dolorosas e se 100 mA atravessar o tronco, atingindo o coração, dependendo da duração do choque (0.7 – 0.8 s) irá causar...
tracking img