Biomas brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biomas Brasileiros

O Brasil possui uma grande exteção territorial, com isso aprenta um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta. Conferme o IBGE, o territoria brasileiro possui estes biomas: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucaria, Mata de Cocais, Pantanal e Pampa.

Fonte:http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169

Caatinga:

A caatinga  é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa oficialmente 844.453 Km² do território brasileiro. Estende-se pela totalidade do estado do Ceará (100%) e mais de metade da Bahia (54%), da Paraíba (92%), de Pernambuco (83%), do Piauí (63%) e do Rio Grande do Norte (95%), quase metade de Alagoas (48%) e Sergipe (49%),além de pequenas porções de Minas Gerais (2%) e do Maranhão (1%).
As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos pra diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. A vegetação é formada por trêsestratos: o arbóreo, com árvores de oito a doze metros de altura; o arbustivo, com vegetação de dois a cinco metros; e o herbáceo, abaixo de dois metros. Entre as espécies mais comuns estão a amburana, o umbuzeiro e o mandacaru. Algumas dessas plantas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e, principalmente, frutas. A fauna é representada por répteis, rooedores, insetos, aracnídios, arara-azul,sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, entre outros.
A fauna da caatinga, algumas espécies já figuram na lista das espécies ameaçadas de extinção do IBAMA, como os felinos (onças e gatos selvagens), os herbívoros de porte médio (veado-catingueiro ecapivara), as aves (ararinha azul, avoante) e abelhas nativas figuram entre os mais atingidos pela caça predatória edestruição do seu habitat natural.
Floresta Amazônica:
A Amazônia ocupa 4.196.943 km², cerca de 49,29% do território brasileiro. Ocupa a totalidade de cinco unidades da federação (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), grande parte de Rondônia (98,8%), mais da metade de Mato Grosso (54%), além de parte de Maranhão (34%) e Tocantins (9%).
A Amazônia é uma das trêsgrandes florestas tropicais do mundo. A vegetação da amazônia é fortemente influenciada pelo clima quente e hidrografia, que juntos propiciaram a formação da Floresta Amazônica, caracterizada pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.
Esse é o bioma que possui amaior biodiversidade do planeta. Entra as especies animais estão: jabuti, paca, anta, jacaré, sucuri, macacos, entre outros.
Mata Atlântica:
O Bioma Mata Atlântica ocupa 1.110.182 km², ou seja, 13,04% do território nacional. Cobre inteiramente três estados - Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina - e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 unidades da federação.Esse bioma é um dos mais ricos do mundo em espécies da flora e da fauna. Sua vegetação é bem diversificada e é representada pela peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jambo, jatobá, imbaúba, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre outras. Esses dois últimos (jacarandá e pau-brasil) são o principal alvo da atividade madeireira, fato que ocasionou sua redução e quase extinção.
A faunapossui várias espécies distintas, sendo várias delas endêmicas, ou seja, são encontradas apenas na Mata Atlântica. Entre os animais desse bioma estão: tamanduá, tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco muriqui, anta, veado, quati, cutia, bicho-preguiça, gambá, monocarvoeiro, araponga, jacutinga, jacu, macuco, entre outros. A maior parte das espécies de animais brasileiros ameaçados de...
tracking img