Os biomas brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA


TRABALHO DE BIOGEOGRAFIA
OS BIOMAS BRASILEIROS

ACADÊMICOS: BELMIRO PITACO
GIOVANI MADEIRA
MARTA DA SILVATHIAGO LANG
TURMA: 02

PELOTAS, JUNHO DE 2012

OS BIOMAS BRASILEIROS
1) INTRODUÇÃO
Bioma é uma comunidade biológica, isto é, fauna e flora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar. Um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes, sendo influenciado pelo macroclima, tipo desolo e outros fatores físicos quando não houver barreiras geográficas. Independente do continente há semelhanças das paisagens, apesar de poderem ter diferentes animais e plantas, devido à convergência evolutiva.
Um bioma é composto da comunidade clímax e todas as subclímax associadas ou degradadas. É geralmente identificado pela flora clímax, pela estratificação vertical ou pela adaptação davegetação. Dividem-se em dois tipos: terrestres ou continentais e aquáticos.
Geralmente se dá um nome local a um bioma em uma área específica. Por exemplo, um bioma de vegetação rasteira é chamado Estepe na Ásia Central, Savana no sul daÁfrica, Pampa na América do Sul e Campina na América do Norte. A savana no Brasil é chamada de Cerrado.
2) DESENVOLVIMENTO
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no Brasil encontramos sete biomas, 49 ecorregiões e incontáveis ecossistemas, em virtude da dimensão continental e da grande variação geomorfológica e climática do pais.
São seisbiomas terrestres e um envolvendo a região marítima ( Zona Costeira ou Litorânea). Destaca-se, ainda, uma área de transição, a Mata dos Corais.
Os biomas abrangem vários ecossistemas, por isso, podemos classificar os biomas brasileiros em:
*Amazônia (ecorregiões amazônicas)
*Cerrado (ecorregiões do cerrado)
*Caatinga (ecorregiões da caatinga)
*Mata Atlântica (ecorregiões da região da mataAtlântica)
*Pantanal (ecorregiões do Pantanal)
*Campos sulinos (ecorregiões dos campos)
*Biomas costeiros (ecorregiões dos manguezais, das restingas e vegetação de dunas)
2.1) Amazônia
A Amazônia equivale a 33% das áreas florestais do planeta. Além do Brasil, abrange terras de diferentes países (Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela) e o território da Guiana Francesa.
Esse biomaabrange a Amazônia Legal (criada em 1966) com terras dos estados do Maranhão, Pará, Tocantins, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso – uma área de 4,9 milhões de km².
A maior parte da Amazônia é composta de formação florestal latifoliada, com as seguintes características: perene, heterogênea, densa e higrófila.
Em relação ao relevo e as margens dos rios, a floresta amazônicaapresenta três níveis distintos:
>> Mata de igapó – permanentemente alagada, junto aos rios, com árvores que chegam a atingir 20 m de altura.
>> Mata de várzea – alagada durante as cheias, cujas árvores características são a seringueira, a imbaúba e o cacaueiro.
>> Mata de terra firme – constitui a maior parte da floresta (75%) e não é atingida pelas águas. Suas árvores atingem 30 e50 metros de altura, com destaque para o caucho e a castanheira.
Esses ecossistemas, que correspondem ao predomínio do clima equatorial úmido, são um dos locais mais chuvosos do planeta. Localizados em relevo de baixas altitudes, apresentam solos com baixos índices de nutrientes. Devido a fatores físicos (climáticos) e químicos, forma-se um ciclo de nutrientes responsável pela exuberância da...
tracking img