Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CASTANHAL – FCAT
A EDUCAÇÃO LEVADA A SÉRIO

CURSO DE ENFERMAGEM – BACHARELADO



Vacinação na Primeira Infância

Castanhal – PA
Outubro– 2012

FACULDADE DE CASTANHAL – FCAT
A EDUCAÇÃO LEVADA A SÉRIO

CURSO DE ENFERMAGEM – BACHARELADO



Interdisciplinaridade e Saúde: Estudo Bibliográfico

Trabalho apresentado como requisito da 1ªavaliação da disciplina SeminárioInterdisciplinar I, orientado pela Prof. Msc. Andréa Lima Leal.

Castanhal – PA
Outubro - 2012

VACINAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

1-Introdução
A imunização infantil e um grande recurso da atualidade para combater possíveis doenças infectas contagiosas que se proliferam no corpo humano. Razão que faz com que cada vez mais se tenha uma preocupação na prevenção de doenças que ao longo dos anosvem se modificando. Doenças essas comuns como a hepatite, meningite, poliomielite, sarampo, caxumba, rotavírus e etc. E é através de esclarecimento sobre como esses parasitas atuam e como fazer para combatê-lo, possibilitará um conhecimento melhor desse patógeno.E esse avanço da ciência está voltado tanto para microbiologia como para a imunização. Avanço que faz com que sejam combatidos milharesde microorganismos invasores que circulam pelo espaço.
Com a imunização iniciada desde cedo reduz a circulação desses agentes, por isso que é imprescindível que a criança já tenha criado células de defesas em seu organismo. Evitando assim a mortalidade infantil por parasitas que há tantos anos vem sendo estudados. E essa redução é possível por meio de projetos implantados pelo governo, pois traráesclarecimentos a uma população leiga desse assunto.
Diante do exposto acima surgiu a seguinte: Qual a importância desse grande recurso da atualidade: Imunização Infantil?

Palavras-chave: microbiologia, imunização, infância, doenças.

2-Objetivos:
2.1-objetivo geral:
Estudar a importância da vacinação na primeira infância, descrevendo como ocorre o processo de imunização e o avanço daspesquisas das vacinas fazendo a interdisciplinaridade entre imunologia e microbiologia.

2.2-Objetivos específicos:
- Conceituar a vacinação na infância;
- Classificar as vacinas a determinados vírus;
- Apresentar a importância da imunização infantil.

3- REFERENCIAL TEÓRICO

A primeira infância e a fase que esta relacionada aos conhecimentos, as descobertas, pois é de 0 a 6 anos de idade.E justamente nesta fase, principalmente até o primeiro ano de vida, que a criança cresce e se desenvolve rapidamente. A vacinação é um serviço clínico preventivo, recomendado praticamente a todas as crianças do mundo, os históricos de doenças infecciosas que acometiam principalmente as crianças nos seus primeiros meses de vidas muitas vezes deixando seqüelas como deficiência e até mesmo a morte,surgiu então por essa razão, os Programas de Vacinação para a primeira infância a partir do século XX considerado um grande sucesso na saúde pública. Por meio desses programas de vacinação várias doenças foram erradicadas e outras reduzidas a uma taxa mínima. As vacinas começam a ser administradas logo nos primeiros dias de vida, de modo a proteger a criança de possíveis infecções na fase de maiorfragilidade da sua vida.
O sistema imunológico da criança tem de ser reforçado logo que nasce, com os instrumentos necessários para enfrentar as mais diversas patologias.
A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças imunopreveniveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, febre amarela, entre outras. Avacinação infantil é uma das maiores realizações da saúde pública. Graças à implantação bem-sucedida de programas de vacinação infantil, a incidência das doenças que podem ser evitadas pelas vacinas encontra-se hoje em seu nível mais baixo; sarampo e poliomielite já não se propagam mais nas Américas; e a morte de uma criança causada por uma doença que pode ser evitada pela vacina é uma ocorrência...
tracking img