Biolubrificantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE EXERCÍCIOS
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA 2
SEMESTRE: 2006/2

1. A figura abaixo mostra os resultados experimentais obtidos para as pressões parciais de vapor da mistura clorofórmio e éter isopropílico em função da fração molar (N). A partir da análise deste figura, responda aos itens a seguir:
a) dentre as seguintes interações, qual é, ou quais são, que predomina, ou predominam, nestasolução: soluto-soluto; solvente-solvente; solvente-soluto.
b)explique porque a lei de Raoult é válida somente para solvente e a lei de Henry para o soluto.
c) estime o valor da constante de Henry para o éter isopropílico e para o clorofórmio


[pic]

2. A -32 °C a pressão de vapor do propano puro é 1200 torr e do butano puro é 200 torr. a) Calcule a fração molar do propano na mistura líquida que entraem ebulição a -32 °C, sob uma pressão de 760 torr. b) Calcule a fração molar do propano no vapor em equilíbrio com o líquido do item a.

3. A pressão de vapor de um líquido puro, denominado de A, a 293 K é 68,8 kPa e de outro líquido, denominado de B, é 82,1 kPa. Estes dois líquidos formam uma mistura ideal, tanto na fase líquida quanto na fase vapor. Considerando a composição de equilíbrio deuma mistura A e B, na qual a fração molar de A é na fase vapor é 0,612, calcule a pressão total do vapor e a composição da mistura na fase líquida.

4. O benzeno e o tolueno formam soluções ideais. A 300 K, a pressão de vapor do tolueno puro é 32 torr e do benzeno puro é 103 torr. Responda aos itens abaixo:
a) uma mistura líquida é composta de 3 mol de tolueno e 2 mol de benzeno. Se a pressão sobrea mistura a 300 K for reduzida, a que pressão se formará o primeiro vapor?
b) qual a composição dos primeiros traços de vapor formados?
c) Se a pressão for reduzida ainda mais, a que pressão desaparecerá o último traço de líquido.
d) qual a composição do último traço de líquido?
e) quais serão a pressão, a composição do líquido e a composição da fase vapor quando 1 mol da mistura for vaporizado?5.. A 313 K, as pressões de vapores do diclorometano e do benzeno são 2,066 x 104 Pa e 2,433 x 104 Pa, respectivamente. A partir dos dados experimentais mostrados no gráfico abaixo, explique de modo suscinto, mas definitivo: a) se esta solução, dentro do erro experimental, pode ser considerada como uma solução ideal e b) qual será a pressão total de vapor da mistura quando o percentual de benzenofor 80%.

[pic]
6.. A solução de benzeno e tolueno tem um comportamento exprimental bem próximo ao predito pela lei de Raoult. A 300 °K, a pressão de vapor do benzeno puro é igual a 32,06 torr e do tolueno puro é igual a 103,1 torr. Considerando uma mistura composta por 4 mol de benzeno e 2 mol de tolueno, responda os itens abaixo:
a) se a pressão for reduzida sobre a mistura a 300 K, a quepressão se formará o primeiro vapor?
b) qual a composição dos primeiros traços de vapor formado?
c) Se a pressão for reduzida ainda mais, a que pressão desaparecerá o último traço de líquido?
d) qual a composição do último traço de líquido?
e) qual serão a pressão, a composição do líquido e a composição do vapor quando 2 mol da mistura for vaporizado?

7. Quantas gramas de oxigénio (O2) podem serdissolvidas em 1 L de água a 20 graus celsius se a pressão de oxigénio é de 2 atm. A constante de Henry (kH) para o oxigênio a 20 graus Celsius é 1,38 x 10-3 M / atm.

8. Consegue-se dissolver 0,7 L de CO2 em um litro de água a 25 °C e 1 atm de pressão desse gás. Calcule a concentração em mol L-1 de CO2 em água exposta á atmosfera que contem em média 0,036% de CO2 em volume de CO2.

9. Suponha que emum recipiente fechado, 250 cm3 de água carbonatada contenha CO2 sob pressão de 2 atm, a 25 °C. Se o coeficiente de absorção de Bunsen para o CO2 é 0,76, qual o volume total de CO2, medido nas CNTP que se encontra dissolvido em água?

10. 0,2 moles de um solução de composição Nb (Nb é a fração molar do componente B) são introduzidas em um recipiente de 2 L, a 25 °C. Inicialmente é feito vácuo no...
tracking img